AGENDE UMA CONSULTA
LACTâNCIA VERSUS DIABETES E HIPERTENSãO - Imagem Post

Você está grávida ou amamentando?

Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em mulheres em todo o mundo, com um número estimado de 17,3 milhões de mortes por ano. As mulheres compartilham muitos dos fatores de risco para doenças cardiovasculares e também apresentam tensões cardiovasculares e metabólicas únicas durante a gravidez e o puerpério.

A lactação demonstrou estar associada a menores taxas de diabetes e hipertensão nas mães. Acredita-se que a amamentação funcione como uma reposição fisiológica dos efeitos adversos da gravidez e estudos verificaram que a prevalência de diabetes era menor em mulheres que amamentavam por mais de 12 meses em comparação com mulheres que amamentavam por menos de 3 meses. 

A amamentação por 12 meses ou mais foi associada a um menor risco de hipertensão, diabetes, hiperlipidemia e doença cardiovascular, 30% menor de diabetes e 13% menor de hipertensão.
Portanto, durante o período pré-natal é necessário “educar” as mulheres sobre intervenções no estilo de vida que irão proteger sua saúde no futuro. Além da perda de peso, cessação do tabagismo e exercícios, a amamentação DEVE ser recomendada em função dos seus muitos benefícios para as mães. 

Você tem dúvidas? Vamos conversar?

Fonte: JAMA Netw Open. 2019;2(10):e1913401. doi:10.1001/jamanetworkopen.2019.13401