Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Médicos britânicos sugerem taxa de 20% sobre refrigerantes

Postado por em Obesidade, Sem categoria no dia julho 28, 2015


É o que propõe um estudo britânico, da British Medical Association (BMA). O documento sugere a criação de um imposto próprio para os refrigerantes e outras bebidas com elevados níveis de açúcar, de modo a subsidiar frutas e legumes a preços mais baixos.

No relatório Food for Thought: promoting healthy diets among children and young people, os autores explicam que o imposto deve corresponder a, pelo menos, 20% do valor das bebidas – devem incluir-se neste universo todas as bebidas não-alcoólicas com açúcar adicionado.

A necessidade de tomar esta medida é em função de dois fatores: são bebidas altamente calóricas; e as crianças e adultos britânicos ultrapassam em muito os níveis recomendados de consumo de açúcar, o que aumenta o risco de aparecimento de vários problemas de saúde.

É com base nestes elementos que a BMA sugere a utilização dos fundos provenientes do imposto às bebidas para a promoção de uma alimentação saudável. O relatório se refere aos grupos alimentares das frutas e legumes, que costumam ser mais afetados durante o período de crise.

O documento propõe ainda a proibição da publicidade a alimentos pouco saudáveis dirigida a crianças e adolescentes.

Dados de um inquérito publicados no relatório da BMA indicam que a dieta britânica em pouco se compara com as recomendações dos nutricionistas. Com especial destaque para o exagero no consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar e a ingestão deficiente de frutas e vegetais.

Para a endocrinologista Dra. Marcela Ferrão, as medidas de saúde pública que ajudem a evitar os alimentos industrializados com altas taxas de açúcar são imprescindíveis, mas ressalta a necessidade de medidas que incentivem uma alimentação saudável, como a redução dos preços de frutas e vegetais.

Fonte: Food for Thought: promoting healthy diets among children and young people. July, 2015.


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.