Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Mulheres com anorexia apresentam densidade mineral óssea e massa muscular reduzidas

Postado por em anorexia no dia agosto 28, 2015


De acordo com pesquisa publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, mulheres em longo período de recuperação de anorexia nervosa tem diminuição da densidade mineral óssea e da força muscular, apesar do aumento da massa corporal beneficiar a saúde óssea. O estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, com mulheres (idade média de 50 anos e IMC de 54,8 kg e tempo de oito anos da doença) que apresentavam histórico de anorexia nervosa. Eles descobriram que essas mulheres apresentaram redução da densidade mineral óssea volumétrica do comprimento da tíbia e tiveram redução da espessura cortical da tíbia de 14% a 38% quando comparados a controles pareados por idade e sexo.

Os pesquisadores usaram tomografia computadorizada quantitativa periférica para medir o comprimento da tíbia, o conteúdo mineral ósseo volumétrico, índice de força-entorse, endosteal e circunferência periosteal e a espessura cortical, assim como a área de osso.

De acordo com os pesquisadores não houve diferenças mensuráveis para os parâmetros ósseos entre os grupos. No conjunto, os resultados mostram um estado osteopênico do osso na parte distal da tíbia nas mulheres com anorexia. Além disso, observaram que a idade média de início dos sintomas para o grupo com anorexia era de 16 anos –, o que provavelmente alterou as características da massa óssea e de geometria.

Fonte: Reduced Bone Strength and Muscle Force in Women 27 Years After Anorexia Nervosa. Sandro Manuel Mueller, Marilyn Immoos, Elmar Anliker, Suzana Drobnjak, Urs Boutellier, and Marco Toigo Exercise Physiology (S.M.M., 

E.A., U.B., M.T.), Institute of Human Movement Sciences, ETH Zurich, CH- 8057 Zurich, Switzerland; Statewide Mental Health Program (M.I.), Elk Grove, California 95758; Department of Psychology (S.D.), Division of Clinical Psychology and Psychotherapy, University of Zurich, CH-8050 Zurich, Switzerland; and Laboratory for Muscle Plasticity (M.T.), Balgrist University Hospital, Department of Orthopedics, University of Zurich, CH-8008 Zurich, Switzerland. Junho/ 2015.

 

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.