AGENDE UMA CONSULTA
Nascimento Prematuro e Diabetes - Imagem Post

Um estudo recente pesquisou se o nascimento prematuro estava associado ao risco aumentado de desenvolvimento de diabetes tipo 1 e tipo 2 na idade adulta.

O nascimento prematuro foi associado a problemas de saúde que persistem além da infância, 👉🏼incluindo resistência à insulina no início da vida.

Anormalidades intra-uterinas possivelmente alteram a estrutura e o metabolismo do corpo, e isso resulta em uma “programação” precoce para o desenvolvimento de diabetes e outros distúrbios cardiometabólicos no futuro. O nascimento prematuro também interrompe o desenvolvimento de células beta pancreáticas, que são formadas predominantemente durante o terceiro trimestre e, além disso, altera o funcionamento imunológico, incluindo as respostas das células T.

As associações entre parto prematuro e diabetes tipo 2 foram mais fortes para as mulheres. Com base em uma análise de co-irmãos, fatores genéticos e ambientais compartilhados podem explicar algumas, mas não todas as descobertas. Estudos anteriores sustentam também uma ligação entre nascimento prematuro e diabetes tipo 1 na infância.

➖”O nascimento prematuro deve agora ser reconhecido como uma condição crônica que predispõe ao desenvolvimento de diabetes ao longo da vida”, disse um dos pesquisadores. E atualmente os médicos não buscam esse tipo de histórico familiar de seus pacientes e, por isso, o nascimento prematuro pode continuar sendo um fator de risco oculto.

Essas novas informações podem ajudar a identificar e facilitar a triagem e ações preventivas precoces em prematuros, incluindo aconselhamento para promover a prevenção do diabetes no estilo de vida.

Você conhece algum caso semelhante?👈🏼

 

Para ter acesso a mais conteúdos como este, acompanhe minhas redes sociais e o blog!

Agende sua consulta aqui

 

Fonte: Crump C, et al “Preterm birth and risk of type 1 and type 2 diabetes: a national cohort study” Diabetologia 2019; DOI: 10.1007/s00125-019-05044-z.