Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Novas opções medicamentosas para perder peso

Postado por em Emagrecimento no dia setembro 17, 2014


 

O remédio Victoza (liraglutida) é eficaz para o tratamento da obesidade segundo US Food and Drug Administration (FDA). A droga fabricada pelo laboratório Novo Nordisk é oficialmente indicada para o tratamento do diabetes tipo 2. O medicamento é administrado a partir de injeções diárias. A liraglutida imita a ação do hormônio GLP-1, que é sintetizado no intestino delgado. Ela está relacionada aos mecanismos de saciedade e reduz os movimentos intestinais de contração, o que prolonga a satisfação alimentar. De acordo com a endocrinologista, Dra Marcela Ferrão, a indicação proposta específica é para controle de peso crônico em indivíduos com índice de massa corporal de 30 ou mais e na presença de doenças associadas ao peso.

A decisão vem na mesma semana em que a FDA aprovou outras drogas para a obesidade: Bupropiona e Naltrexona. A medicação Bupropiona é indicada no tratamento de tabagismo e quadros depressivos, e a Naltrexona nos casos de dependência química (drogas como a heroína ou mesmo álcool). Porém, quando combinados, devido à forma como agem no organismo, os remédios Bupropiona, Naltrexona emagrecem rapidamente e, por isto, tem sido utilizados também no combate à obesidade. Porém, há uma variedade de questões de segurança a serem avaliadas – incluindo a doença da vesícula biliar, pancreatite, câncer de mama e tireóide, e aumento da frequência cardíaca. Dra. Marcela ressalta, porém, que não existem estudos ou revisão na literatura que comprovem essas informações.

Entre os principais efeitos colaterais apontados pelo estudo estão náusea, vômito e diarréia, mas não houve registro de hipoglicemia. “Apesar dos bons resultados observados com o uso do Victoza em pacientes obesos é fundamental destacar que se trata de uma medicação nova e, portanto, necessita de seleção criteriosa dos pacientes e deve ter acompanhamento clínico e laboratorial freqüente”, explica Dra. Marcela. Lembrando, que a principal indicação é para pacientes diabéticos tipo 2 com excesso de peso, para a qual já possui aprovação dos órgãos reguladores. Novos estudos já estão em andamento para comprovar sua segurança no tratamento da obesidade sem diabetes. Embora novas medicações sejam geralmente percebidas pela população como produtos milagrosos, deve se ressaltar que nenhum medicamento anti-obesidade atinge seu objetivo se não houver três elementos fundamentais: motivação, compromisso e disposição para mudança do estilo de vida.

Fonte: Medscape Medical News

FDA Panel Endorses Liraglutides as obesity Treatment, September 12, 2014

 

 

 

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.