Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

O excesso de peso associado ao elevado risco de mortalidade

Postado por em Peso no dia novembro 05, 2014


De acordo com um novo estudo desenvolvido por especialistas da American Cancer Society, em Atlanta (Georgia), estar fora da faixa considerada “saudável” tem associação com as maiores taxas de mortalidade, independente do sexo e da raça. Constatou-se que o risco de morte prematura foi maior em homens e mulheres com excesso de peso ou obesidade, sendo semelhante para os afro-americanos e brancos. Embora nos últimos grandes estudos tenha se investigado a relação entre o IMC e todas as causas de mortalidade em populações brancas e asiáticas nos Estados Unidos, essa relação não foi bem caracterizada em afro-americanos.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 900 mil participantes no Cancer Prevention Study II, que começou em 1982. Ao longo de 28 anos de follow-up houve 434.400 mil mortes em brancos e 18.702 em negros.

Em pessoas consideradas saudáveis ​​que nunca fumaram as taxas de mortalidade foram menores na categoria de IMC normal (20 a 24.9), independentemente, do sexo e raça. Embora não haja diferenças estatisticamente significativas nas associações entre IMC e mortalidade por raça, sobrepeso e obesidade, os índices foram associados a uma maior mortalidade entre os fumantes e/ ou aqueles com doença prevalente em homens brancos, mulheres brancas e negras.

No geral, a relação entre IMC e mortalidade foi semelhante em homens e mulheres negros e brancos e entre os não-fumantes sem doença prevalente.

O peso associado à morte prematura

Estar acima do peso (IMC 25 a 29.9) foi relacionado a um risco moderadamente maior de morte prematura, enquanto a obesidade (IMC, 30 e mais) foi associada com um risco substancialmente aumentado.

Para a endocrinologista Dra. Marcela Ferrão, em decorrência da alta prevalência de sobrepeso e obesidade em todas as populações raciais e étnicas, estudos desse porte são de grande relevância para a saúde pública e clínica, além da importância de alertar a população sobre manter um peso corporal saudável para a saúde e longevidade.

 

Fonte: Excess Weight Tied To Elevated Mortality Risk/

Reuters Health/outubro 2014


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.