AGENDE UMA CONSULTA
O que realmente causa a obesidade - Imagem Post

Previnir e tratar a obesidade é um caminho que apresenta muitos desafios e dificuldades. As dificuldades de tratamento são ainda mais acentuadas porque a obesidade é frequentemente considerada uma causa simples, quando na verdade é uma DOENÇA complexa com etiologia multifatorial.

O defeito na regulação do balanço energético que leva ao armazenamento excessivo de energia na forma de gordura é a doença. A comida não causa esse defeito e, portanto, não causa obesidade. Um indivíduo com um comprometimento do balanço energético achará mais fácil ganhar peso com alimentos densos em energia do que outro indivíduo que coma o mesmo alimento que não tenha um comprometimento do balanço energético.

Existem inúmeros fatores fisiológicos que influenciam o balanço energético e mantêm o armazenamento de energia dentro de um intervalo razoável. Esses controles podem explicar por que algumas pessoas comem quantidades aparentemente enormes de alimentos, mas têm peso corporal magro.

👉🏼A predominância da influência genética sobre a ambiental no peso corporal também foi destacada como uma influência mais forte da genética na determinação do peso corporal do que dos hábitos relacionados de uma família.

Os tratamentos atuais para obesidade incluem gerenciamento de dieta e estilo de vida, remédios e cirurgia bariátrica. São abordagens feitas independentemente da causa. Se as causas individuais da obesidade fossem corretamente identificadas, o tratamento poderia ser direcionado às causas específicas, que podem ser bem mais eficazes. Por isso sempre digo, cada indivíduo é único e deve ser tratado desta forma para potencializar os resultados.❤

 

Fonte: Stop the Patient Blame Game: What Actually Causes Obesity? – Medscape – Mar 01, 2019.

—–

Para ter acesso a mais conteúdos como este, acompanhe minhas redes sociais e o blog!

Agende sua consulta aqui