AGENDE UMA CONSULTA
(51) 3024.4665

Estudo publicado no Journal of the Endocrine Society por pesquisadores do Departamento de Atenção Primária e Ciências da Saúde Pública, do King’s College, em Londres (Reino Unido), mostra que crianças obesas têm um risco quatro vezes maior de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com crianças de peso normal.

O estudo baseado em prontuários eletrônicos avaliou dados de mais de 350 mil crianças. A partir deles, os pesquisadores determinaram que, embora o número de casos de diabetes tipo 2 permaneça relativamente baixo em comparação com o diabetes tipo 1 em crianças, a incidência do tipo 2 aumentou consideravelmente nos últimos anos, para uma taxa de mais de 33 por 100 mil crianças em 2013, estando fortemente associada à obesidade.

De acordo com o autor principal da investigação, Dr. Ali Abbasi, é imprescindível que os clínicos gerais, os médicos de família e a sociedade em geral estejam cientes dessas tendências. Isso representa “uma importante mensagem de saúde pública”, destacou ele, acrescentando: “Temos de investir em projetos de pesquisa para entender as tendências, incluindo tendências na obesidade, nesta geração de crianças, e como devemos priorizar a prevenção e as intervenções no futuro”.

Embora estudos recentes tenham sugerido que aproximadamente um terço das crianças no Reino Unido esteja com sobrepeso ou obesa, há poucos estudos sobre a associação entre obesidade e tendências temporais na incidência de diabetes neste grupo de idade.

Body Mass Index and Incident Type 1 and Type 2 Diabetes in Children and Young Adults: A Retrospective Cohort Study.

Ali Abbasi Dorota Juszczyk, Cornelia H. M. van Jaarsveld, Martin C. Gulliford

Link do artigo: http://bit.ly/2p7zbxT