Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Obesidade na gravidez pode aumentar o risco de diabetes tipo 1 na prole

Postado por em Diabetes no dia maio 07, 2015


Estudo realizado pelo Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, mostra que mulheres obesas no primeiro trimestre de gestação tiveram 33% mais probabilidade de ter um filho com diabetes tipo 1 do que as mães grávidas com peso normal. O levantamento mostra que 1,2 milhões de crianças nascidas na Suécia ao longo de 14 anos tiveram mais propensão quando um dos pais já apresentava algum tipo de diabetes, independente da etnia. Porém, o estudo revelou que durante o primeiro trimestre da gestação, o risco de diabetes tipo1 foi aumentado na prole de mães sem diabetes, mas com elevado IMC.

O novo achado revela que a obesidade em mães sem histórico da enfermidade proporciona um risco aumentado para o diabetes tipo 1, independente do histórico familiar de algum tipo de diabetes, apresentando implicações importantes para a saúde pública. Os resultados sugerem que as estratégias para reduzir o excesso de peso e obesidade, antes e durante a gravidez podem reduzir a incidência de diabetes tipo 1, que atualmente se torna epidemia em crianças na maioria dos países do mundo.

A pesquisa também constatou que as mulheres jovens devem tentar alcançar e manter um IMC normal antes de engravidar e, em seguida, se esforçar para ganhar uma quantidade adequada de peso durante a gravidez.

Fonte: Maternal overweight and obesity are associated with increased risk of type 1 diabetes in offspring of parents without diabetes regardless of ethnicity Hozan I. Hussen & Martina Persson & Tahereh Moradi, Diabetologia, March, 2015

Link: http://www.diabetologia-journal.org/files/Hussen.pdf

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.