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Obesidade pode aumentar chances de câncer de mama

Postado por em Obesidade no dia outubro 25, 2015


Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de Câncer do Reino Unido concluiu que a obesidade está diretamente ligada à doença em mulheres adultas. Os pesquisadores apontam que estar acima do peso faz com que o risco de desenvolver alguns tipos específicos de câncer fique 40% maior, entre eles o câncer de mama.

Uma das razões para que o excesso de gordura e hábitos incorretos tenham o câncer como consequência é a produção hormonal pelas células de gordura, especialmente o estrogênio, considerado um componente que alimenta as células cancerígenas. Isso pode explicar por que 12% das mulheres que têm câncer de mama pós-menopausa são obesas.

A Sociedade Brasileira de Mastologia destaca que 25% dos casos de câncer de mama são diagnosticados em pessoas obesas ou sedentárias. Esse dado alarmante, não é por acaso e, sim, consequência das alterações metabólicas que a gordura provoca no corpo humano. A alimentação rica em gorduras saturadas e pobre em frutas, legumes e verduras aumenta o risco de cânceres de mama, cólon, próstata e esôfago”, alerta ela.

É importante que as mulheres observem os alimentos que possuem quaisquer substâncias químicas, aditivos alimentares, como corantes, conservantes, edulcorantes e realçadores de sabor, pois funcionam como gatilhos para o aparecimento de doenças crônicas, incluindo o câncer.

Alguns alimentos possuem componentes capazes de prevenir ou reduzir o risco de cânceres dos mais diversos tipos. Os compostos bioativos são os antioxidantes como os fitosteróis, os ácidos graxos, fibras solúveis e insolúveis e os  minerais, que são encontrados em inúmeros alimentos. Os vegetais são importantes porque grande parte deles possui substâncias, chamadas de fotoquímicos quimiopreventivos, que atuam contra o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, entre eles o de mama.

A prática de exercícios físicos aeróbicos está associada a uma redução do risco de recidiva de 40 a 50%, por isso, a prática regular de exercício físico é recomendado. O ideal é que cada pessoa faça de 3 a 5 horas de atividade por semana com intensidade moderada. Essa prática é capaz de reduzir a quantidade de tecido adiposo e modificar o equilíbrio hormonal; reduzindo o excesso de estrógenos.

Fonte: Sociedade Brasileira de Mastologia


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