AGENDE UMA CONSULTA
(51) 3024.4665

De acordo com estudo indiano publicado no Jornal de Andrologia, homens com excesso de peso podem estar em risco de sofrer de uma menor contagem e qualidade dos espermatozoides – o que pode reduzir a fertilidade e as chances de concepção.

No estudo foram analisados 1.285 homens, que estiveram em tratamento no Cento de Reprodução Assistida, na Índia. Os participantes obesos apresentaram uma diminuição na quantidade e qualidade de esperma, quando comparados a homens de peso normal, porém não conseguiram provar que a obesidade causou a queda da qualidade do esperma.

Para o principal autor do estudo, Dr. Rama Raju, do Centro de Reprodução Assistida na Clínica de Krishna IVF em Visakhapatnam, Índia, a obesidade tem efeitos deletérios sobre a saúde do embrião, na sua implantação e nas taxas de gravidez e natalidade. Embora a equipe de Raju não saiba por que o aumento de peso afeta a qualidade do esperma, eles querem investigar ainda mais se a perda de peso tem um impacto positivo nessa condição. Eles acreditam que a triagem do esperma masculino antes da Fertilização In Vitro (FIV) pode ser útil para tentar descobrir se a concepção natural é possível.

Reference

Ramaraju GA, Teppala S, Prathigudupu K, et al. Association between obesity and sperm quality [published online September 19, 2017]. Andrologia. doi:10.1111/and.12888