Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Obesidade pode influenciar na qualidade e no volume do esperma

Postado por em Fertilidade no dia dezembro 14, 2017


De acordo com estudo indiano publicado no Jornal de Andrologia, homens com excesso de peso podem estar em risco de sofrer de uma menor contagem e qualidade dos espermatozoides – o que pode reduzir a fertilidade e as chances de concepção.

No estudo foram analisados 1.285 homens, que estiveram em tratamento no Cento de Reprodução Assistida, na Índia. Os participantes obesos apresentaram uma diminuição na quantidade e qualidade de esperma, quando comparados a homens de peso normal, porém não conseguiram provar que a obesidade causou a queda da qualidade do esperma.

Para o principal autor do estudo, Dr. Rama Raju, do Centro de Reprodução Assistida na Clínica de Krishna IVF em Visakhapatnam, Índia, a obesidade tem efeitos deletérios sobre a saúde do embrião, na sua implantação e nas taxas de gravidez e natalidade. Embora a equipe de Raju não saiba por que o aumento de peso afeta a qualidade do esperma, eles querem investigar ainda mais se a perda de peso tem um impacto positivo nessa condição. Eles acreditam que a triagem do esperma masculino antes da Fertilização In Vitro (FIV) pode ser útil para tentar descobrir se a concepção natural é possível.

Reference

Ramaraju GA, Teppala S, Prathigudupu K, et al. Association between obesity and sperm quality [published online September 19, 2017]. Andrologia. doi:10.1111/and.12888

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.