Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Perda de peso induzida pela dieta previne câncer em mulheres obesas

Postado por em Obesidade no dia agosto 26, 2016


As mulheres com sobrepeso e obesidade que perdem peso por meio de restrição calórica, com ou sem exercício, podem diminuir as chances de desenvolver câncer como os seus níveis de proteínas ligadas à queda de angiogênese, de acordo com um estudo publicado no Cancer Research.

Catherine Duggan, PhD, principal cientista da equipe na divisão de ciências da saúde pública do Centro de Câncer Fred Hutchinson de Pesquisa em Seattle, e colegas fizeram estudo randomizado envolvendo 439 mulheres na pós-menopausa com sobrepeso e obesas, com idade entre 50 a 75, em quatro grupos. Esses grupos incluíram: uma dieta de restrição calórica não superior a 2.000 calorias por dia; um programa de exercício aeróbico de 45 minutos de exercício moderado a vigoroso cinco dias por semana; uma combinação de dieta e exercício físico; ou nenhuma dieta ou exercício. Os pesquisadores recolheram amostras de sangue no início do estudo e um ano mais tarde.

Após o ajuste para o peso, idade, raça e etnia, os pesquisadores descobriram que as mulheres nos grupos de dieta e exercício perderam entre 2% a 11% do seu peso corporal, enquanto as mulheres que não participaram nestes programas perderam menos de 1% do seu peso corporal. Além disso, em comparação com as mulheres que não fizeram dieta ou exercício, aqueles que fizeram dieta, apresentaram níveis significativamente mais baixos de fator de Crescimento Endotelial Vascular (VEGF), Inibidor do Ativador do Plasminogênio de inibidor-1 (PAI-1), e Fator Derivado do Epitélio Pigmentado derivado fator (PEDF). No entanto, este efeito não foi observado em mulheres que somente fizeram exercícios.

Os pesquisadores concluíram que a perda de peso está associada à redução VEGF, PEDF e PAI-1 em circulação, e poderia proporcionar incentivos para a redução de peso como um método de prevenção do câncer em indivíduos com sobrepeso e obesidade.

Referência:

Duggan C, de Dieu Tapsoba J, Wang C-Y, McTiernan A. Dietary Weight Loss and Exercise Effects on Serum Biomarkers of Angiogenesis in Overweight Postmenopausal Women: A Randomized Controlled Trial. Cancer Res. 2016.

Link: http://bit.ly/2ccAmYB


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.