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Pesagem diária pode incentivar a perda de peso

Postado por em Peso no dia março 26, 2015


Conferir o peso todos os dias pode aumentar o entusiasmo para comportamentos saudáveis ​​e levar a uma maior perda de peso, de acordo com um novo estudo norte-americano. Os pesquisadores afirmam que as pessoas obesas ou com sobrepeso que se pesaram diariamente perderam mais peso do que aquelas que adotaram essa medida com menos frequência. Provavelmente, reflexo de melhores escolhas alimentares e exercícios físicos.

O principal autor do estudo, o nutricionista e pesquisador do Instituto Duke de Saúde Global da Universidade de Duke, em Durham, Carolina do Norte, Dori Steinberg ,explicou que o ato de se pesar desencadeia uma maior compreensão do tipo de alimento ingerido e como ele afeta o  ganho de peso.

Automonitoramento

Pesquisas anteriores também sugerem que as etapas de rastreamento ou controle de ingestão de alimentos, ajudam as pessoas a adaptarem melhor o comportamento para ficarem alinhados com os seus objetivos.

O estudo recrutou 91 pessoas entre 18 e 60 anos, com excesso de peso.  A metade dos voluntários foi designada de forma aleatória para o grupo de intervenção, e a outra metade foi direcionada para buscar a intervenção posterior.

No início da investigação e após seis meses, todos os participantes preencheram questionários informando suas dietas, exercícios e outros comportamentos relacionados à saúde. Para ambos os grupos foram dadas “escalas” através da internet sem fio, que forneceram dados para um site que mostrava a evolução ao longo do tempo. As pessoas do grupo de intervenção também foram instruídas a pesar-se todos os dias.

Durante o estudo, os participantes do grupo de intervenção receberam e-mails semanais que incluíram dicas e estratégias de perda de peso, enquanto que o grupo de comparação não recebeu esse material.

Em seis meses, os pesquisadores descobriram que os indivíduos que se pesaram, diariamente, perderam cerca de 6 kg, enquanto aqueles que mediram o peso cinco dias ou menos a cada semana perderam somente 3 kg.

A medição diária também estimulou as pessoas a procurarem o controle de peso, reduzindo os lanches entre as refeições e diminuindo o número de refeições em restaurantes, além de aumentarem a quantidade de exercícios e reduzirem o tempo em frente a televisão. O resultado foi uma média de 17 comportamentos positivos contra sete adotados por aqueles que se pesavam com menor frequência.

De acordo com a médica Kristine Madsen, especialista em obesidade pediátrica na Universidade da Califórnia, em Berkeley Escola de Saúde Pública, uma vez que todos neste grupo deveriam se pesar diariamente, é possível que aqueles que o fizeram foram apenas mais motivados. “Então, não sabemos se a pesagem diária realmente causou qualquer um dos comportamentos mais saudáveis em quem não esteve envolvido no grupo”, disse Madsen.

Os autores também reconhecem que o estudo foi pequeno e não prova se a pesagem diária provoca mudanças de comportamento que levem à perda de peso. E uma vez que eles não designaram aleatoriamente pessoas a se pesar diariamente ou em menor frequência, eles não sabem se a pesagem diária é um reflexo de um maior envolvimento nos esforços de perda de peso, em vez de uma causa disso.

Para a endocrinologista Marcela Ferrão, a pesagem é vista como uma ferramenta de controle da imgesta alimentar. No entanto, recomenda que seja feita semanalmente ou pelo menos em dias alternados, a fim de não estimular nenhum transtorno obsessivo. Até mesmo por que, sabe-se que o peso é apenas uma referência, mas que a validade real está na análise da composição corporal através de métodos mais precisos, como a bioimpedância.

Fonte: Weithing Ever Day Matters: Daily Weighing Improves weight loss and adoption of weight control behaviors. Fevereiro, 2015. Dori M. Steinberg, Gary G. Bennett, Sandy Askew and Deborah F. Tate.

Link: http://www.andjrnl.org/article/S2212-2672(14)01873-5/abstract


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