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Estudo desenvolvido pelo Reino Unido e publicada no European Journal of Clinical Nutrition fez a seguinte pergunta aos participantes: se você se exercita por meia hora, quantas calorias você queimou? E qual a quantidade de comida que você pode consumir? O principal objetivo dos pesquisadores é provar que grande parte das pessoas não sabe nada sobre nutrição e não são capazes de estimar o consumo de calorias, em comparação ao gasto calórico.

Os resultados mostraram que os participantes escolheram valores menores e subestimaram o número de calorias que consumiram. Foram selecionados 50 adultos e 49 adolescentes que se exercitavam regularmente em clubes na prática de esportes como natação, rugby e hóquei. Após uma hora de prática esportiva foi estimado quantas calorias foram “queimadas” com base em um guia de atividades.

A pesquisa mostra que os participantes acreditavam que a quantidade de comida ou bebida seria equivalente ao número de calorias perdidas. Eles subestimaram os resultados acreditando que perderiam em média 500 Kcal, enquanto os testes mostraram que eles gastaram em média 700 Kcal.

Para a endocrinologista Dra. Marcela Ferrão, a falta de conhecimento de bases nutricionais e esportivas leva as pessoas a fazerem falsas compensações, que neste grupo resultou em hiperestimar o valor calórico dos alimentos e subestimar o gasto energético do exercício. A médica explica que para reduzirmos 1 kg de massa corporal é necessário perder 7 mil kcal e para atingirmos essa meta apenas com a prática esportiva, sem restrição alimentar, seriam necessárias 61h de atividades. “Assim, para reduzir massa de gordura não tem como fugir da famosa recomendação “reeducação alimentar aliada ao exercício físico”, conclui Dra. Marcela.

Fonte: Perceived energy compensation following various sports: an age and sex comparison. Preliminary observations. J L Varley-Campbell, M S Moore, R E Ewen and C A Williams. Agosto de 2015