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Polifenóis não protegem fortemente contra doenças cardiovasculares nos casos de síndrome metabólica

Postado por em síndrome metabólica no dia maio 18, 2016


De acordo com uma revisão publicada na Obesity Reviews, a  suplementação com polifenóis não protege fortemente contra doenças cardiovasculares entre os pacientes que apresentam síndrome metabólica. A pesquisadora Marie J. Amiot, PhD, do Institut National de la Recherche Agronomique em Paris, e seus colegas revisaram os resultados dos estudos clínicos para avaliar os efeitos da suplementação prolongada numa dieta rica em polifenóis, alimentos, extratos, e moléculas sobre as características da síndrome metabólica (obesidade, dislipidemia, pressão arterial e glicemia) e complicações associadas (estresse oxidativo e inflamação).

Os pesquisadores descobriram que os polifenóis – uma classe de compostos bioativos encontrados nos vegetais – foram eficientes, especialmente em doses mais elevadas, mas não havia alimentos ou extratos específicos capazes de aliviar todas as características da síndrome metabólica.

O chá verde reduziu significativamente o Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência da cintura, melhorando o metabolismo lipídico. A suplementação de cacau reduziu a pressão arterial e glicemia. As isoflavonas de soja, produtos cítricos, hesperidina e a quercetina melhorou o metabolismo lipídico. A canela reduziu o nível de glicose no sangue.

Outros estudos mostraram que a suplementação com polifenol não apresentam antioxidantes significativos e efeitos anti-inflamatórios. Em contrapartida, a suplementação com cacau, frutos ricos em antocianinas, hesperidina ou resveratrol melhoram a função endotelial em alguns ensaios.

Os pesquisadores atestam também que dietas ricas em polifenóis, tais como a dieta mediterrânea, que promovem o consumo de diversos produtos ricos em polifenóis pode ser uma estratégia nutricional eficaz para melhorar a saúde dos pacientes com síndrome metabólica.

Saiba mais sobre os polifenóis

Os polifenóis são substâncias químicas presentes nas plantas. Elas são resultantes dos processos metabólicos pelos quais as plantas passam, geralmente para criar defesas contra a radiação ultravioleta ou agressão por predadores. Na última década, muitas pesquisas têm sido desenvolvidas devido ao interesse nos potenciais benefícios que os polifenóis podem oferecer à nossa saúde.

Alimentos ricos em polifenóis 

Depois de compilar um banco de dados contendo 452 alimentos e 502 tipos diferentes de polifenóis, pesquisadores publicaram no Journal of the American College of Nutrition a classificação dos alimentos com base no montante total de polifenóis por porção de 100 gramas. Veja os alimentos que lideram o ranking e que podem ser consumidos facilmente aqui no Brasil:

  • Cravo-da-índia;
  • Anis estrelado;
  • Cacau em pó;
  • Orégano seco;
  • Chocolate amargo;
  • Farinha de linhaça;
  • Castanha;
  • Mirtilo;
  • Alcachofra;
  • Café;
  • Morango;
  • Amora preta;
  • Ameixa;
  • Chá preto;
  • Chá verde;
  • Maçã;
  • Vinho tinto;
  • Iogurte de soja;
  • Azeitonas pretas;
  • Espinafre;
  • Nozes;
  • Feijões pretos;
  • Cebola roxa;
  • Brócolis;
  • Leite de soja.

Reference:

Amiot MJ, Riva C, Vinet A. Effects of dietary polyphenols on metabolic syndrome features in humans: a systematic review. Obes Rev. 2016.


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