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Praticar exercícios físicos é um hábito essencial para uma vida saudável. Por meio do movimento, o organismo fica mais saudável e forte. Isso gera muitas consequências positivas. Além da maior disposição e resistência a uma série de doenças, a pessoa fica mais disposta, ganha confiança e autoestima. No texto de hoje, reunimos algumas evidências que vão ajudar você a se motivar para a prática de exercícios.

 

Exercício físico aumenta a chance de sobreviver a um ataque cardíaco e previne doenças

O sedentarismo é um fator de risco para diversas doenças, como as cardiovasculares. A prática de atividades físicas aumenta o nível de HDL (colesterol bom) no organismo, e melhora o funcionamento do corpo como um todo. De acordo com um estudo publicado no periódico científico Mayo Clinic Proceedings em 2016, a prática de atividade física não só reduz a chance de ter um ataque cardíaco, mas também pode aumentar em até 40% a probabilidade de sobreviver a um.

Sem uso, os músculos vão enfraquecendo, e isso acontece internamente também. Por isso reduzimos nossa capacidade respiratória e cardíaca. Exercitando essas musculaturas, por meio de exercícios que aumentem a frequência cardíaca, fortalecemos nosso organismo.

Além disso, exercícios de força previnem e tratam doenças ósseas, como osteopenia e osteoporose, pois o estiramento muscular estimula a síntese óssea, uma vez que o músculo está inserido no osso através dos tendões.

Auxilia no emagrecimento

A prática de atividade física promove a queima de gordura e o gasto calórico. Sabe-se que muitas vezes os exercícios isoladamente não são suficientes para a perda de peso. Porém, eles são poderosos quando associados a uma alimentação balanceada. Além disso, uma rotina ativa estimula a pessoa a adquirir novos hábitos e a se alimentar de forma melhor, para alcançar maior rendimento.

Praticar atividades melhora o humor e combate o estresse

O exercício físico regular promove a secreção de hormônios como a endorfina, o hormônio do prazer, que estimula a sensação de bem-estar. Além disso, diversos estudos apontam que o hábito de movimentar o corpo reduz sintomas e atua na prevenção da depressão.

 

Melhora da confiança e auto-estima

A prática de exercícios modela o corpo e nos dá mais disposição. Isso melhora nossa confiança para encarar os desafios da rotina e aumenta a autoestima. Outro aspecto interessante é que exercícios em grupo também estimulam a socialização.

 

Lembre-se de que o ganho de condicionamento físico deve ser gradual. Respeite seu ritmo e vá com calma. Alie exercícios aeróbicos e anaeróbicos para alcançar resultados completos e busque orientação profissional para guiar sua prática.

Os exercícios devem estar conectados com o seu estilo de vida. Por isso, analise sua rotina, suas preferências e suas características na hora de escolher o estilo. A prática precisa ser prazerosa, caso contrário você não conseguirá manter o ritmo. Não é preciso ser um atleta para alcançar os benefícios das atividades. Para deixar de ser considerado sedentário, basta um treino de intensidade moderada por meia-hora todos os dias.

As atividades físicas ocupacionais, como subir escadas, caminhar dentro do escritório, também devem ser levadas em consideração, já que elas estimulam o gasto calórico e ativam o metabolismo. Pequenos ajustes na sua rotina farão a diferença.