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Prestar atenção no que você come auxilia na perda de peso

Postado por em perda de peso no dia maio 19, 2015


Autores de uma recente revisão sistemática, publicada num jornal sobre comportamentos alimentares verificou todos os estudos existentes baseados na prática mindfulness (plena atenção, em tradução livre) para casos de compulsão alimentar, estresse, ansiedade, e mais recentemente, abuso de substâncias.

O mindfulness é um exercício que envolve um estado de atenção consciente e sustentada olhando para os diálogos internos e para as sensações corporais e seus desejos alimentares em geral descontrolados. Ao promover a consciência destes estados emocionais que se desequilibram e os sinais fisiológicos gerados, por isso, a meditação pode aumentar a capacidade de reconhece e responder aos estímulos normais de saciedade.

No momento em que se reconhece sentimentos como raiva ou tristeza, que são diferentes da fome, é possível ficar atendo ao que se come e quando se está saciado. Esse estado reduz o estresse e a tendência a consumir os biscoitos de chocolate e consequentemente, perder peso.

Resultados

Resultados de 50 estudos foram considerados relevantes e apenas 14 preencheram todos os critérios de elegibilidade, sendo 11 realizados nos Estados Unidos. As intervenções variaram de 6 a 16 semanas e atingiram a média de idade de 18 e 75 anos, sendo que 37%, exceto em um estudo que 88% eram homens. A maioria dos estudos usou a compulsão alimentar ou “comer emocional” como uma medida de resultado primário, com escalas reconhecidas.

Para a endocrinologista Dra. Marcela Ferrão, estudos como esse relacionados aos transtornos alimentares, mostram que essa prática mindfulness serve principalmente para aumentar a consciência do paciente a respeito de suas respostas a diferentes estados emocionais; para ajudá-lo a desenvolver uma percepção acurada dos sinais de fome e saciedade que nosso corpo envia; para promover o autoconhecimento.

Fonte: Katterman SN, Kleinman BM, Hood MM, Nackers LM, Corsica JA.  Mindfulness meditation as an intervention for binge eating, emotional eating, and weight loss: a systematic review. Eating Behaviors 2014; 15(2): 197-20

Link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24854804


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