Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Psoríase associada à diabetes e obesidade

Postado por em Diabetes, Obesidade no dia maio 03, 2016


A psoríase tem sido associada a componentes da síndrome metabólica, particularmente obesidade e diabetes. Vários fatores podem explicar esta associação, incluindo a genética e exposições ambientais, como tabagismo, consumo de álcool e vias imunoinflamatórias partilhadas.

Os investigadores da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, decidiram levar a cabo uma investigação com gémeos, uma vez que este tipo de estudo pode ajudar a explorar possíveis causas comuns de doenças associadas.

O estudo incluiu a participação de 33.588 gémeos com idades compreendidas entre os 20 e os 71 anos. No total, 4,2% e 1,4% dos indivíduos tinham psoríase e diabetes, respetivamente. A média do IMC era de 24,5. Os indivíduos obesos com um IMC entre 30 a 34 representavam cerca de 6,3% da população do estudo.

Entre os 459 indivíduos com diabetes, a prevalência da psoríase foi de 7,6%, comparativamente com os 4,1 % entre os indivíduos sem diabetes. Em média, o IMC dos pacientes com psoríase foi mais elevado do que aqueles sem esta doença dermatológica. Adicionalmente verificou-se que o risco de obesidade, IMC maior que 30, era maior entre os indivíduos com psoríase e que a prevalência de obesidade aumentou com o aumento do IMC.

O estudo apurou que havia 720 pares de gêmeos discordantes relativamente à psoríase, ou seja, em que um dos gémeos tinha a doença e outro não. Os gémeos com psoríase tinham um IMC mais elevado que os seus gémeos sem psoríase e eram mais propensos a serem obesos. A prevalência da diabetes era similar nos gémeos com psoríase, comparativamente com os seus gémeos sem psoríase.

A análise sugere que a associação entre a psoríase e a obesidade pode, em parte, ser o resultado de uma causa genética comum. A psoríase pode predispor os indivíduos a ter um estilo de vida mais sedentário, conduzindo a comportamentos que os tornam mais suscetíveis à obesidade e diabetes, ou estas condições podem ser a causa da psoríase.

“A psoríase, a diabetes mellitus tipo 2 e obesidade estão fortemente associadas em adultos após se ter tido em conta fatores que poderiam afetar os resultados, tais como sexo, idade e tabagismo. Os resultados indicam uma etiologia genética comum da psoríase e obesidade. A realização de estudos futuros em genes e fatores epigenéticos específicos que causam esta associação é importante”, concluem os investigadores.

Fontes:

Lønnberg AS, Skov L, Skytthe A, Kyvik KO, Pedersen OB, Thomsen SF. Association of Psoriasis With the Risk for Type 2 Diabetes Mellitus and Obesity. JAMA Dermatol. 2016.

Gelfland JM. Psoriasis, Type 2 Diabetes Mellitus, and Obesity: Weighing the Evidence. JAMA Dermatol. 2016.

 Link para o artigo na íntegra: 

http://bit.ly/1SW7iA1


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.