Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Resultados a longo prazo da cirurgia bariátrica em pacientes com diabetes tipo 2

Postado por em Sem categoria no dia abril 22, 2016


Um novo estudo reforça a crescente evidência de que a cirurgia bariátrica auxilia pacientes com diabetes tipo 2 a baixar os níveis de glicose no sangue durante pelo menos 5 anos. Os resultados foram apresentados no American College of Cardiology (ACC) Scientific Sessions 65th, em Chicago.

Nessa última investigação, 150 pacientes com sobrepeso e diabetes tipo 2 (mal controlados) foram divididos em três grupos. O primeiro grupo recebeu aconselhamento e medicamentos (terapia médica). O segundo grupo recebeu medicamentos e também tinha passado pela cirurgia bariátrica tipo Bypass gástrico em Y de Roux – cirurgia de redução de estômago mais frequentemente realizada no Brasil, sendo conhecida também como Derivação gástrica em Y de Roux ou cirurgia de Fobi-Capella. O último grupo recebeu medicamentos e havia passado por uma cirurgia de Sleeve (manga gástrica). A eficácia de cada estratégia de tratamento foi avaliada utilizando um teste n HbA1c, que monitora a concentração de glicose nos diabéticos ao longo do tempo

Após 5 anos, as taxas atingiram e mantiveram os níveis de glicose no sangue de 6% ou menores e foram significativamente mais elevados entre aqueles que passaram por cirurgia bariátrica. Os resultados mostraram que 29% das pessoas que foram operadas pela técnica cirúrgica bypass gástrico e 23% daqueles que foram operados pela técnica Sleeve atingido o nível da meta, enquanto apenas 5% do grupo medicamentoso alcançou o objetivo.

O uso de medicamentos para o coração, insulina, ou outras drogas para tratar a diabetes, também foi muito menor entre os pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica. Além disso, mais de 88% das pessoas que realizaram a cirurgia foram capazes de manter os seus níveis de glicose no sangue controlados sem insulina.

“Nossos resultados mostram a durabilidade contínua do controle glicêmico após a cirurgia metabólica, bem como a persistente perda de peso e a redução do diabetes e dos medicamentos cardiovasculares em 5 anos”, afirmou, o cirurgião bariátrico da Cleveland Clinic e autor do estudo Philip Schauer.

Fonte:

Reference
Schauer PR, Bhatt D, Kirwan J, et al. Bariatric Surgery vs. Intensive Medical Therapy for Long-term Glycemic Control and Complications of Diabetes: Final 5-Year STAMPEDE Trial Results. Presented at: ACC 65th Scientific Sessions; April 2-4, 2016; Chicago, IL.

Link: http://bit.ly/1SVolyY


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.