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Saiba quais são os desafios para perder e manter peso

Postado por em Sem categoria no dia julho 23, 2014


Dando continuidade a nossa entrevista, no post do dia 21\07, vamos falar um pouco mais sobre como manter o peso, o uso de medicações e questões ligadas ao metabolismo e como a obesidade pode ser prevenida quando nos damos conta que pequenas mudanças farão grandes diferenças em nossas vidas!

Abraço carinhoso,
Dra. Marcela Ferrão

Saiba quais são os desafios para perder e manter peso

1) Qual é a contribuição do exercício para alguém que deseja perder peso?
O exercício físico contribui muito pouco na redução numérica de quilogramas na balança, em torno de 30%. No entanto, quando se pratica atividade física ocorre o emagrecimento de fato, pois ocorre um estímulo à manutenção da massa magra, favorecendo uma redução maior do tecido adiposo (gordura). Em contrapartida, quando não se realiza nenhum exercício físico durante o processo há uma perda maior de massa magra. Sendo assim, como o tecido muscular é nosso maior consumidor de energia, o metabolismo reduz e fica cada vez mais difícil emagrecer.

2) O uso de medicamentos ajuda a emagrecer?
É importante ter em mente que o princípio básico do emagrecimento é a mudança do estilo de vida, hábitos alimentares saudáveis e atividade física regular. No entanto, muitas vezes isso não é suficiente e necessitamos abrir mão de ferramentas que nos ajudem no controle da ansiedade, o que inclui a manutenção prolongada da saciedade, a redução de apetite e a redução de absorção de gorduras, que são as funções da maioria dos medicamentos utilizados.

3) A obesidade se tornou uma epidemia mundial? Qual a melhor forma de contê-la?
A obesidade é uma epidemia sim! No mundo, de 1980 a 2013, houve um aumento de 857 milhões para 2,1 bilhões de pessoas obesas e com sobrepeso. Hoje o percentual de adultos obesos é de 27,5% e o de crianças 41,6%. Esses dados mostram que o melhor caminho para tentar conter esse crescimento é investir em políticas de prevenção da obesidade, reeducação alimentar desde a infância, além de incentivo aos cuidados alimentares e prática esportiva na vida adulta.

4) A cirurgia bariátrica é a melhor escolha para obesos graves?
A cirurgia bariátrica tem suas indicações formais. Nos casos bem indicados, a cirurgia ainda é a forma mais eficaz de redução de peso em curto prazo e na manutenção do novo peso a longo prazo.

5) Nos últimos anos, muitos alimentos são considerados vilões, como as gorduras, e outros como as saladas e o azeite, como sinônimos de saúde e emagrecimento. Quais os riscos de valorizar ao extremo determinados tipos de alimentos e condenar outros?
Esse dualismo é do ser humano (desde a Idade Média), onde se dividia em céu e inferno. O risco dessas crenças é o de causar uma deficiência vitamínica ao organismo, o incentivo à compulsão alimentar, a falta de continuidade aos planos alimentares e a ingestão de grande quantidade de calorias, o que interfere no processo de emagrecimento. Não se pode esquecer que um alimento, apesar de saudável, contém calorias e engorda quando consumido em excesso. Ou seja, o equilíbrio é a chave do sucesso.

6) Muitas pesquisas relacionam o metabolismo na hora de falar em emagrecimento. Qual o melhor jeito de acelerá-lo?
Existem alguns alimentos ditos como termogênicos, que em teoria aumentam o metabolismo, garantem uma redução não expressiva de peso e uma alta ingestão para surgir efeito, podendo gerar desconfortos e complicações à saúde, prejudicando inclusive a manutenção da massa muscular. É importante destacar que não há nenhum estudo consistente que comprovam a eficiência desses produtos.
O nosso organismo é um conjunto de reações químicas intracelulares, sendo o metabolismo das células musculares o que mais consome energia para manter sua vitalidade. Por isso, a manutenção e o estímulo a uma taxa de massa muscular adequada para cada perfil, ainda é a forma mais eficaz de acelerar o metabolismo. Logo, a musculação é fundamental no processo de emagrecimento.


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