Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Sedentarismo aumenta risco de desenvolver diabetes tipo 2

Postado por em Diabetes no dia abril 07, 2015


Estudo publicado neste mês de abril pela Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, mostra que quanto menos tempo as pessoas com alto risco para desenvolver diabetes tipo 2, ficarem sentadas, diminuem as chances de desenvolver a doença. De acordo com os pesquisadores do Programa de Prevenção do Diabetes, esse comportamento pode ser um fator de risco adicional com implicações para a saúde pública. “Os resultados mostraram, que para cada hora gasta assistindo televisão houve risco aumentado para desenvolver o diabetes”, afirma o pesquisador Bonny Rockette-Wagner, PhD, diretor de avaliação de atividade física na Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, Estados Unidos.

O estudo verificou se houve uma mudança após a intervenção do Programa de Prevenção do Diabetes com a introdução de atividade física de intensidade moderada e diminuição de peso. Os pesquisadores também analisaram o efeito do tempo sedentário sobre o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Fator tempo é importante

Até o momento, a maioria das intervenções de mudança de estilo de vida destinadas a diminuir o risco de diabetes tem como foco a perda de peso, as alterações na dieta e o aumento da atividade física, mas não examinaram o tempo de sedentarismo ou comportamento sentado. Em vista disso, o novo estudo teve como objetivo determinar se a intervenção do Programa de Prevenção do Diabetes reduziu o comportamento sedentário, além de avaliar se o comportamento sedentário esteve relacionado à incidência do diabetes.

Os dados foram avaliados com 3.234 adultos matriculados no Programa de Prevenção do Diabetes. Os participantes na faixa etária dos 25 anos eram pessoas com pré-diabetes no início do Programa. O estudo multicêntrico foi projetado para determinar se a metformina (medicação para o diabetes) ou a intervenção no estilo de vida poderia impedir ou atrasar o diabetes tipo 2 em adultos de alto risco. Os pacientes receberam placebo, metformina ou intervenção estilo de vida. O estudo também coletou dados de indivíduos que ficavam muito tempo assistindo televisão ou muitas horas por dia trabalhando sentado. A alteração média em tempo de sedentarismo foi avaliada durante o período do estudo e da relação entre o tempo de sedentarismo e incidência de diabetes foi determinada.

Mudança no estilo de vida

No início do estudo, o tempo médio assistindo televisão não foi muito diferente entre os indivíduos dos grupos placebo (144 minutos por dia), grupos de metformina (139 minutos por dia), e estilo de vida de intervenção (144 minutos por dia). Os indivíduos que praticaram atividade física reduziram o tempo em frente à televisão numa média de 22 minutos por dia. Os indivíduos dos grupos de metformina e placebo tiveram uma redução do tempo em frente à televisão por uma média de 3 e 8 minutos por dia, respectivamente, e combinado assistindo televisão e sentando-se no trabalho de 6 e 9 minutos por dia, respectivamente.

A redução do tempo das pessoas que assistiam TV e praticavam atividade física foi significativamente maior do que quaisquer mudanças observadas nos outros grupos aleatórios que não receberam a intervenção de estilo de vida, lembrando que havia uma relação entre a incidência de diabetes tipo 2 e o sedentarismo em todos os três grupos de tratamento.

A endocrinologista Dra. Marcela Ferrão explica que a prática constante da atividade física trata e previne o Diabetes tipo 2. “Lembrando que é a resistência do organismo à ação e/ou a falta de insulina que causa o diabetes. É ela também que faz com a glicose seja bem utilizada pelas células. Eis porque para o diabético tipo 2 é essencial que tome medidas que favoreçam a ação da insulina, e assim, prevenindo ou retardando o esgotamento deste hormônio”, conclui a médica.

Fonte: Turn Off TV: Less Sitting, Less Diabetes in At-Risk Patients,

Becky McCall, April 02, 2015

Link: http://www.medscape.com/viewarticle/842489#vp_1


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.