Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Tratamento da obesidade requer modificação do estilo de vida

Postado por em estilo de vida no dia fevereiro 26, 2015


“A obesidade é um problema médico complexo, que requer uma abordagem multimodal, além da dieta e exercícios físicos”, afirmam quatro especialistas em obesidade em um novo artigo. “Meras recomendações para a mudança de estilo de vida no tratamento da obesidade são insuficientes”, analisa o principal autor do artigo, o psiquiatra Christopher N. Ochner, PhD, da Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai, de Nova York. Ao invés disso, ele acredita que a implementação de uma estratégia multimodal ao invés de apenas instituir a dieta, que pode incluir o uso de medicamentos ou cirúrgico conforme apropriado. O documento também aconselha os médicos a formularem estratégias baseadas no estilo de vida da pessoa para a prevenção da obesidade entre as pessoas que já estão acima do peso. “Não espere até que os pacientes fiquem obesos para começar abordar a questão alimentar e uma rotina de exercícios”, aconselha Dr Ochner.

Os autores também recomendam a criação de estratégias para a manutenção da perda de peso – o que é muito mais difícil do que a perda de peso. “Não culpo os pacientes que não são capazes de manter as perdas significativas de peso conquistadas através de dieta e exercício. Infelizmente, muitos médicos, ainda supõem, que o indivíduo com obesidade deveria ter feito isso e, portanto, não tem força de vontade suficiente. Esta visão é incorreta e potencialmente prejudicial”, ressalta Ochner.

Para o presidente do Fórum Nacional de Obesidade do Reino Unido, o Dr. David Haslam, do Hospital Luton e Dunstable, as alterações nutricionais e o aumento da atividade física sustentam toda e qualquer tentativa de perda de peso. “Os medicamentos para redução de peso é um bônus, mas só funcionam efetivamente, no contexto de boa nutrição e aconselhamento para atividade física na perda de peso”, acrescenta.

Dra. Marcela Ferrão acredita que essa avaliação é correta, sendo o que persegue na rotina do seu consultório, onde os pacientes são motivados a buscar a perda de peso com o auxílio do exercício físico. Segundo a médica, o gasto energético obtido à custa de exercícios tem sido considerado muito importante para o controle do peso, sendo muito importante a associação de dieta e exercícios para a obtenção de melhores resultados. “Estudos mostram que as pessoas que emagrecem e conseguem sustentar o emagrecimento são aquelas que praticam atividade física de forma regular. Ao contrário, pessoas que se submetem a dietas muito radicais, sem associar os exercícios físicos às suas atividades, são mais propensas a retornarem ao peso anterior rapidamente”, avalia.

Font: Lancet Diabetes & Endocrinol. Published online February 12, 2015.

Medscape Medical News, 13\02\2015

Link: http://www.medscape.com/viewarticle/839759#vp_2


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.