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Treinamento de força promove emagrecimento saudável

Postado por em Emagrecimento no dia novembro 18, 2014


A obesidade tem sido um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. É considerada uma doença que desencadeia inúmeras outras doenças sistêmicas. O estudo intitulado Treinamento de força e seus benefícios voltados para um emagrecimento saudável, publicado recentemente no periódico do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício demonstra que a prática habitual de atividade física e o treinamento de força, atua de forma conjunta com outros fatores resultando numa melhora significativa na redução da porcentagem de gordura corporal de forma segura.

Segundo a endocrinologista Dra. Marcela Ferrão, quando o exercício físico é realizado de forma correta otimiza a perda de gordura e colabora para permanência ou aumento da massa magra. Após o levantamento bibliográfico, a partir de grande número de estudos, pode-se afirmar que o treinamento de força promove esses resultados – quando há certa periodicidade.

O treinamento de força refere-se a uma modalidade de atividade física, com um grande número de variáveis (volume, intensidade, frequência, duração, recuperação, equipamentos e tipo de treinamento) que quando acontece um acompanhamento adequado, pode trazer resultados e benefícios significativos aos praticantes. Portanto, os resultados obtidos nessa pesquisa permitem concluir que o treinamento com pesos possui efeitos positivos na redução do percentual de gordura corporal. Isso acontecendo de forma saudável também provoca um controle ou aumento da massa corporal magra, mesmo quando os praticantes não estejam controlando seus estilos de vida no que se refere à orientação nutricional. “Logo, se houver combinação entre hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividade física os resultados serão de maior significância e com maior probabilidade de manutenção a longo prazo”, conclui Dra. Marcela Ferrão.

Fonte: Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, v.7, n.40, p.329-338. Jul/Ago. 2013

 


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