Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Treinamento muscular é benéfico para o controle do diabetes tipo 2

Postado por em Diabetes no dia junho 12, 2015


Estudo realizado pela equipe do Joslin Diabetes Center, em Boston, Massachusetts, durante cinco anos com pacientes obesos diabéticos tipo 2 mostrou que a intervenção de um programa intensivo de perda de peso (que enfatiza a preservação da massa muscular) incentivou o emagrecimento. Cerca de 53% dos participantes que perderam pelo menos 7% do seu peso (cerca de 10,4 kg) por meio do programa mantiveram por um ano a perda de peso e obtiveram melhorias em relação aos fatores de risco cardiovasculares.

Os resultados mostraram que os pacientes que continuam a manter um bom nível de exercício e treinamento, mantiveram a perda de peso por um longo período. De acordo com o coordenador da pesquisa, Dr. Osama Hamdy, com certeza este é o parâmetro que ajuda as pessoas a manterem o peso. “Com a intervenção os pacientes mantiveram a massa muscular e perderam apenas 18% de sua massa muscular”, destacou.

Perdendo peso e mantendo a massa muscular

Quando os pacientes seguem uma intervenção intensiva de estilo de vida para perder peso, eles normalmente recuperam a maior parte dos quilos dentro de um ano. O presente estudo foi desenvolvido para avaliar o impacto a longo prazo da perda de peso sustentada versus a recuperação do peso e os fatores de risco cardiovascular.

Além da atividade física gradual e progressiva, os participantes receberam uma dieta de 1.500 calorias/dia para mulheres e de 1.800 calorias/dia para os homens. Os pacientes participaram de sessões educacionais em grupo de 30 minutos sobre o diabetes. Ao final do programa de 12 semanas, os pacientes haviam perdido uma média de 9,7% do seu peso inicial (10,8 Kg ). Seus níveis de hemoglobina-glicada (HbA1c) média caiu de 7,5% para 6,5%, e o uso de medicamentos diminuiu de 50% para 60%.

Fonte: The Long-Term Effects of Intensive Lifestyle Intervention on Cardiovascular Risk Factors in Patients with Diabetes in a Real-World Clinical Practice: A 5-Year Longitudinal Study. June 6, 2015.

OSAMA HAMDY, ADHAM MOTTALIB, AMR MORSI, ANN E. GOEBEL-FABBRI, NUHA ELSAYED, GILLIAN ARATHUZIK, JACQUELINE SHAHAR, AMANDA KIRPITCH, JOHN F. ZREBIEC, JOAN BEATON, JO-ANNE M. RIZZOTTO, MOHAMED SHEHABELDIN, JEFFREY RICHARD, CATHERINE CARVER, MARTIN J. ABRAHAMSON, BostonMA


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.