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Mindfulness é uma prática de meditação e consciência que propõe controle da respiração e atenção plena ao momento presente. Ela é conhecida e aplicada no mundo inteiro e pode ser utilizada nas mais diferentes esferas da vida, como na alimentação. É daí que surge o Mindful Eating, um conjunto de técnicas que incentiva a atenção plena no momento das refeições.

Esse movimento propõe uma boa relação com a comida. Isso é importante porque é dos alimentos que tiramos nossa energia. A alimentação nos acompanha em todas as etapas da nossa vida.

A prática de Mindful Eating diz respeito à presença total no momento da refeição. É estar presente, não prestando atenção à televisão, mexendo no celular ou assistindo a uma série no computador. É estar atento aos sabores, às sensações e a tudo de bom e de ruim que cada alimento desperta em nós. Trata-se também de uma prática não julgadora, ou seja, sem julgamentos simples ou contagem de calorias. A ideia é entender o que cada alimento desperta em nós.

 

Segundo o The Center for Mindful Eating os princípios de comer com atenção plena são :

  • Permitir a si mesmo tornar-se consciente das oportunidades positivas e carinhosas que estão disponíveis através da seleção e preparação dos alimentos, respeitando a sua própria sabedoria interior.
  • Usar todos os seus sentidos na escolha do que comer para que seja gratificante para você e nutritivo para o seu corpo.
  • Reconhecer respostas aos alimentos (gostos, desgostos ou neutro) sem julgamento.
  • Se tornar consciente da fome e saciedade físicas para guiar suas decisões para começar e parar de comer.

Benefícios do Mindful Eating

Atenção plena no momento da refeição traz inúmeros benefícios para o organismo:

 

  • Comemos o suficiente, porque estamos conectados com nosso corpo;
  • Evitamos a ingestão de alimentos em excesso, apenas por ansiedade ou gula;
  • Conhecemos melhor os alimentos;
  • A pessoa ganha consciência e acaba fazendo opções mais sábias e melhores para sua saúde;
  • Come-se com prazer e sem culpa.

 

Para começar a praticar o Mindful Eating

A prática do Mindful Eating não começa do dia para a noite. É um processo de desenvolvimento de consciência que deve ser trilhado por cada um. O caminho é pessoal e não há um jeito certo.

Para ajudar você a iniciar esta prática, trouxe aqui 12 passos do Mindful Eating publicados no site da Revista Saúde, inspirados no Livro Mindful Eating: Comer com Atenção Plena, das autoras Cynthia Antonaccio e Manoela Figueiredo

 

  1. Desconecte-se à mesa! Nada de ficar no celular nas refeições.
  2. Prepare-se para comer: respire fundo e observe com olhar curioso os alimentos.
  3. Sente-se à mesa de uma forma confortável.
  4. Utilize os talheres a seu favor: descanse-os, troque para a mão não dominante e aprecie tudo com calma.
  5. Delicie cada mordida: preste atenção no cheiro, na temperatura e na textura da comida.
  6. Feche os olhos em algumas garfadas para estar mais presente.
  7. Pense na origem e na cadeia produtiva que permite aos alimentos chegarem ao seu prato.
  8. Observe o que sente: conforto, alegria, satisfação…
  9. Desligue o julgamento sobre nutrientes e calorias.
  10. Aprecie o entorno: onde e com quem está.
  11. Tente dar uma nota para sua fome e para sua saciedade.
  12. Finalize contemplando e agradecendo pela refeição.

 

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Fontes consultadas:

https://saude.abril.com.br/alimentacao/mindful-eating-um-estilo-de-vida-para-melhorar-sua-relacao-com-a-comida/

http://mindfuleatingbrasil.com.br/index.php/2017/06/29/materiais-de-apoio/

http://mindfuleatingbrasil.com.br/index.php/2017/10/04/perguntasdemindfuleating/

http://marcelaferrao.com.br/prestar-atencao-no-que-voce-come-auxilia-na-perda-de-peso/