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Você sabe o que é a dieta do jejum intermitente?

Postado por em Jejum intermitente no dia janeiro 07, 2017


Adotada pelas celebridades, a dieta do momento, ‘intermittent fasting’ (jejum intermitente) consiste na restrição extrema de calorias em dias alternados. Mas preste atenção, pois quem exagera no jejum está colocando a saúde em risco. A dieta estabelece uma redução extrema na quantidade de calorias ingeridas por um determinado período, que pode variar bastante, dependendo do caso. Alguns adeptos pulam uma refeição por dia, outros comem muito pouco durante um ou dois dias por semana e há quem exagere na dose, jejuando por até dez dias seguidos – o que representa um alto risco para o organismo.

Esse tipo de dieta existe há séculos. Durante o período paleolítico, o homem, para comer, tinha que caçar sua comida e com isso ele passava muitas horas em jejum. Como a agricultura surgiu muito tempo depois, o que tinha à disposição para comer era, basicamente, proteína e gordura. Então, essa prática era comum.

Jejuar é um ato que auxilia a repensar e reeducar hábitos alimentares adquiridos e deve ter acompanhamento profissional, pois não serve para todo o mundo. Mas, esse jejum deve ser programado, isto é, o tempo em que a pessoa fica sem comer é pré-estabelecido, com rotinas que podem ser, por exemplo, de 16 horas de jejum, intercalados com uma janela alimentar de oito horas. Dessa forma, a pessoa almoçaria ao meio-dia e faria as outras refeições até às 20h e comer de novo, só no almoço do dia seguinte.

Há várias formas de fazer jejum. Pode ser praticado todos os dias, ou dia sim, dia não, ou ainda uma vez por semana. Pode durar 12, 16 ou 24 horas. Se o indivíduo segue uma alimentação com pouco carboidrato e rica em gordura natural, a abstinência é mais fácil. Caso contrário, o começo pode ser mais complicado. Mas, à medida que o indivíduo avança com o jejum, o organismo se habitua.

Como ocorre?

A perda de peso após um jejum ocorre porque a secreção do hormônio do crescimento (GH), um dos principais hormônios queimadores de gordura, aumenta durante o período de abstinência. Além disso, pesquisas demonstram que jejuar diminui o nível de insulina em jejum.

Um estudo realizado pela Sociedade Americana de Nutrição Clínica, em 2007, demonstrou que sujeitos de peso normal comeram apenas uma vez ao dia sem reduzir a ingesta calórica total. Ou seja, o peso não muda, mas a gordura corporal diminui e a massa magra aumenta (além de algumas outras mudanças benéficas) sem uma redução geral de calorias.

Outra revisão mais recente da literatura publicada na PubMed, pela Associação Internacional de Estudos para Obesidade em março de 2011, referente ao jejum intermitente afirma que jejuar e fazer restrição calórica são “igualmente efetivos em diminuir o peso corporal e a massa de gordura”, contudo jejuar é “mais eficiente para a retenção da massa magra”.

Mitos e verdades

Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de dieta

MITO – O jejum intermitente não deve ser feito principalmente por crianças, adolescentes, idosos, diabéticos que fazem uso de medicamentos hipoglicemiantes e gestantes.

Não é recomendável praticar exercícios durante o jejum

VERDADE – Quem faz atividades físicas precisa ter um suporte adequado de nutrientes. Se a pessoa passar muitas horas sem se alimentar e, nesse tempo, for praticar exercícios pesados, ela pode ter hipoglicemia.

A dieta do jejum intermitente dá resultado

VERDADE – Sim, é possível emagrecer fazendo o regime. No entanto, ao fim da dieta, a pessoa pode voltar a engordar. É difícil alguém viver em jejum. Então, quando a pessoa volta a se alimentar normalmente, ela retorna para os hábitos errados que tinha antes da dieta e engorda novamente. O método também ajuda no emagrecimento e a pessoa reduz o peso rapidamente, só que depois o recupera mais rápido ainda. Portanto, a melhor maneira para perder quilos extras é a reeducação alimentar.

 

Referências:

*A controlled trial of reduced meal frequency without caloric restriction in healthy, normal-weight, middle-aged adults1,2,3. 2007 American Society for Clinical Nutrition. Kim S Stote, David J BaerKaren SpearsDavid R PaulG Keith Harris, William V * RumplerPilar StryculaSamer S Najjar, Luigi Ferrucci, Donald K Ingram Dan L Longo, and  Mark P Mattson.

Link estudo: http://bit.ly/2jbkR1w

*Intermittent versus daily calorie restriction: which diet regimen is more effective for weight loss? Varady KA1. Obes Rev. 2011 Jul; International Association for the Study of Obesity.

Link estudo: http://bit.ly/2iLE22T

Site paleodiario

www.paleodiario.com.br


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