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Você sabia que consumir pouca água aumenta o risco de obesidade?

Postado por em Obesidade no dia agosto 19, 2016


Um novo estudo da revista científica Annals of Family Medicine sugere que até a obesidade pode estar relacionada ao consumo inadequado da água. Pessoas que tomam pouca água diariamente correm um risco 50% maior de ficar acima do peso, em relação a outras que ingerem a quantidade ideal. Pesquisadores da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, analisaram 9.528 adultos, com idade entre 18 e 64 anos, participantes de uma pesquisa nacional. Os dados incluíam informações sobre a dieta, ingestão de água e nível de hidratação dos participantes, medido por meio da concentração da urina.

Os resultados mostraram que cerca de 33% dos participantes não estavam adequadamente hidratados. Além disso, as pessoas que estavam desidratadas tendiam a ter um índice de massa corporal (IMC) maior do que as hidratadas.

Segundo os autores da pesquisa, embora a associação entre hidratação e peso não esteja clara, ela vai de encontro às recomendações atuais que afirmam que manter-se hidratado pode ajudar a perder peso, já que, muitas vezes, o corpo interpreta a sensação de sede como estar com fome. Outra possível explicação para o fenômeno, é que pessoas obesas precisam de mais água para manter-se hidratadas, do que aquelas com um corpo menor.

Isso faz com que elas tenham mais dificuldade de alcançar um nível adequado de hidratação. Mas, estudos anteriores já mostraram que pessoas com sobrepeso que tomam água antes das refeições, ingerem menos calorias do que aquelas que não têm esse hábito. Isso sugere que a água desempenha um papel importante no controle do peso.

O corpo precisa de água para funcionar corretamente. Atividades corporais, como a respiração, a transpiração, a urina e os movimentos peristálticos (essenciais para o processo digestivo) gastam bastante água. Por isso, o líquido precisa ser constantemente reposto para que o corpo se mantenha hidratado. Embora a quantidade de água necessária para manter-se hidratado varie de acordo com a idade, peso e nível de atividade física de cada indivíduo, recomenda-se que um adulto ingira entre 2,7 e 3,7 litros de líquidos por dia, provenientes de bebidas (de preferência água) e alimentos como as frutas. A falta de água pode levar à desidratação, o que pode alterar sua saúde física, emocional e mental.

A forma mais confiável de saber se o corpo está corretamente hidratado é pela cor da urina. Se a urina estiver clara, quase da cor da água, o corpo está adequadamente hidratado. Mas se a urina estiver escura, é preciso ficar atento e tomar mais água. Diversos estudos relacionaram a desidratação à danos na memória, no humor, nos rins, cansaço, dor de cabeça e constipação.

Como saber se o corpo está hidratado?

A sensação de sede é a maneira mais simples de saber se o seu corpo necessita de mais água. A boca fica seca e o corpo começa se sentir-se mais cansado.

Referência:

Chang T, Ravi N, Plegue MA, et al. Inadequate hydration, BMI, and obesity among US adults: NHANES 2009-2012. Ann Fam Med. 2016;14(4):320-324. doi:10.1370/afm.1951.

Link: http://bit.ly/2aXHHF1

 


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