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Você sabia que os alimentos funcionais previnem doenças?

Postado por em alimentos funcionais no dia novembro 28, 2014


Estudos recentes mostram que os alimentos funcionais podem prevenir doenças e fazer com que o processo de envelhecimento seja mais lento. Os principais benefícios dizem respeito à prevenção e controle de vários tipos de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes, hipertensão, câncer e doenças cardíacas. De acordo com a endocrinologista Dra. Marcela Ferrão, as propriedades importantes e certos alimentos frente à diminuição da resistência, por diarreias devido ao desiquilíbrio da flora microbiótica, enfermidades inflamatórias do intestino, eczema atópico entre outros, esses alimentos são chamados funcionais.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a propriedade funcional é aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano. Um bom exemplo são os chamados Probióticos e Prebióticos, que ajudam o intestino a funcionar melhor.

Mas o que são alimentos prebióticos e probióticos?

Prebióticos: são definidos como todo ingrediente alimentar não digerível, alguns tipos de fibras alimentares – carboidratos – que afetam de maneira benéfica o organismo por estimular seletivamente o crescimento ou atividade de um número limitado de bactérias probióticas no intestino, beneficiando a saúde. Os prebióticos apresentam substâncias que modificam a composição da microbiota intestinal de tal forma que se tornam predominantes os microrganismos com potencial de promoção de saúde. Possuem uma configuração molecular que os torna resistentes à ação de enzimas.

Benefícios dos Prebióticos:

• Ajudam na manutenção da flora intestinal;
• Estimulam o crescimento das bifidobactérias (responsáveis por suprimir a atividade de bactérias putrefativas, ou seja, que podem formar substâncias tóxicas);
• Facilitam o trânsito intestinal,
• Contribuem com a consistência normal das fezes (prevenindo a diarreia e a constipação por alterarem a microflora colônica por uma microflora saudável);
• Colaboram para que somente sejam absorvidas pelo intestino as substâncias necessárias eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, favorecendo, então a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue; e aumentam a absorção de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio.

Probióticos: são microorganismos que, quando ingeridos, exercem efeitos benéficos para a saúde. Eles são adicionados aos alimentos ou ingeridos sob formulações farmacêuticas, contêm bactérias que têm como objetivo atuar no trato gastrointestinal, ajudando a manter a flora intestinal saudável. Isto ocorre porque o intestino concentra cerca de 70% das nossas células de defesa, e ele tanto pode receber nutrientes saudáveis quanto nocivos à saúde. Assim, quando a bactéria instalada no intestino for um probiótico, o organismo vai identificá-lo como um micro-organismo benéfico, e não serão ativadas células para rejeitá-lo.

Benefícios dos Probióticos:

• Mantem o equilíbrio da microbiota intestinal em casos de diarreia, constipação intestinal, síndrome do intestino irritável, reto colite ulcerativa;
• Fortalecem o sistema imunológico, através de uma maior produção de células protetoras;
• Inibem o desenvolvimento de microrganismos patogênicos e putrefativos;
• Previnem infecções urogenitais e vaginais;
• Auxiliam na redução do colesterol;
• Auxiliam na redução da pressão arterial;
• Reduzem a intolerância à lactose devido ao aumento de uma enzima que facilita a digestão da lactose;
• Impedem a reabsorção de compostos aminados indesejáveis;
• Ajudam na recuperação mais rápida nas crises da Doença de Crohn: devido à melhora da permeabilidade intestinal;
• Favorecem a absorção de cálcio, ferro e vitaminas (B12, ácido fólico, tiamina, etc.);
• Apresentam atividade antimutagênica.

Fonte: Luiz Flavio Leite, Farmacêutico-Bioquímico. Artigo publicado na Sociedade Brasileira de Diabetes


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