Transtorno Aliment - Marcela Ferrão
 

Transtorno Alimentar

Eu como Endocrinologista tenho como responsabilidade os tratamentos de emagrecimento. E quando falo sobre isso, me refiro sobre a importância de reduzir peso e atingir um percentual de gordura saudável para evitar uma série de complicações orgânicas do sobrepeso e da obesidade, bem como um reforço positivo da autoestima do paciente. Esse tema é polêmico mas com a minha vivência e minha história não poderia deixar de ressaltar alguns aspectos que estão associados à esse tema:



Transtornos Alimentares

Os Transtornos Alimentares são caracterizados por perturbações no comportamento alimentar, podendo levar ao emagrecimento extremo, à obesidade ou outros problemas físicos. Confira os principais transtornos:
É um distúrbio alimentar que leva a pessoa a ter uma visão distorcida de seu corpo, que se torna uma obsessão por seu peso e aquilo que come.
É um transtorno alimentar grave marcado por compulsão, seguido de métodos para evitar o ganho de peso.
Trata-se de um transtorno que é o oposto da anorexia. Ao invés de um indivíduo estar preocupado em ser muito grande ou obeso, quem sofre com vigorexia fica obcecado pelo fato de ser muito pequeno, fraco ou ter poucos músculos.
É um transtorno em que a pessoa consome grandes quantidades de comida de uma vez com frequência, sentindo que o comportamento alimentar está fora de controle. Além disso, o que muitas pessoas não sabem é que 30% dos obesos sofrem com esse problema.
Como o nome sugere, é uma perturbação do comportamento alimentar em que o indivíduo apresenta ingestão descontrolada de alimentos no período noturno, caracterizando um atraso do padrão alimentar, que é diurno.


Hábitos saudáveis

Te ajudo a transformar os maus hábitos em hpabitos saudáveis.

Com todos os meus anos de profissão, se tem algo que aprendi (e tenho certeza) é que para viver bem e com mais saúde, precisamos investir no nosso bem-estar.
Para alcançar isso, acredito que dois pontos são fundamentais: a prevenção primária de doenças e transtornos e a qualidade de vida.
A prevenção primária refere-se a ações voltadas a impedir a ocorrência das doenças antes que elas se desenvolvam no organismo.
Na prática, significa que para conquistar uma vida com mais saúde de forma geral e menos preocupações, você precisa adotar ações destinadas a manter a qualidade de vida e prevenção de doenças, como a prática de atividades físicas, educação alimentar, evitar hábitos que prejudiquem a sua saúde, como fumar e ingerir álcool, realizar exames periodicamente, contar com bons médicos, entre outras medidas.

Vamos juntos alcançar uma vida com mais qualidade e saúde? Conte comigo!