5 MOTIVOS PELOS QUAIS VOCÊ NÃO EMAGRECE
11 de novembro de 2022PORQUE SEU FILHO NÃO COME BEM
11 de novembro de 2022A obesidade atinge mais de um quarto da população brasileira, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), e é considerada uma doença crônica que representa um risco para uma série de outras doenças.
Embora os prejuízos da obesidade já sejam de conhecimento geral, afinal, por que é tão difícil superá-la?
O fato é que perder o excesso de peso na balança não é tão simples quanto parece. Na verdade, envolve o apoio de um tratamento multidisciplinar que possa auxiliar o paciente por completo.
Nesse sentido, o uso de medicações corretamente prescritas pode potencializar e melhorar os resultados na luta contra a obesidade!
Continue lendo este artigo para entender qual a importância dos medicamentos nessa jornada.
O QUE VOCÊ VERÁ POR AQUI:
- INTRODUÇÃO
- COMO OS MEDICAMENTOS PODEM AJUDAR A COMBATER A OBESIDADE?
- O USO DE MEDICAMENTOS EXCLUI A NECESSIDADE DE FAZER DIETA?
- CONCLUSÃO
COMO OS MEDICAMENTOS PODEM AJUDAR A COMBATER A OBESIDADE?
Cada vez mais falamos sobre a possibilidade de recorrer a medicamentos para combater casos de obesidade em pessoas com excesso de peso. No entanto, muitas pessoas ainda se questionam sobre a real necessidade desse uso.
A terapia medicamentosa deve ser considerada como uma forma de tornar a perda de peso mais bem-sucedida e, principalmente, mantê-la a longo prazo. A partir dessa via conseguimos gerar uma perda de peso maior e facilitar a superação do paciente diante da doença.
Ao mesmo tempo, é comum vermos pessoas se equivocam ao pensar que o uso de medicamentos no tratamento da doença elimina a necessidade de fazer dietas. Confira abaixo a importância dessas duas estratégias andarem juntas!
O USO DE MEDICAMENTOS EXCLUI A NECESSIDADE DE FAZER DIETA?
Não! Usar os medicamentos como substitutos da dieta é uma estratégia que pode levar à frustração. Por isso, a mudança de estilo de vida é essencial para que a perda de peso seja mantida a longo prazo.
Dessa forma, as primeiras e mais permanentes medidas a serem implementadas em pacientes que sofrem com a obesidade são:
- Consultar uma equipe de médicos multidisciplinar;
- Praticar exercício físico regularmente;
- Manter uma dieta balanceada;
- Conversar com o seu médico sobre a possibilidade de fazer o uso de medicamentos.
Espero que a leitura deste artigo tenha ajudado você a entender a importância do tratamento multidisciplinar na luta contra a obesidade e, principalmente, o papel positivo dos medicamentos nessa jornada. Para saber mais sobre o assunto e meus atendimentos, acesse meu perfil no Instagram @marcelaferraoendocrino.
Fonte para citar no artigo: RCT of lifestyle modification and PT for obesity. Wadden. NEJM 2005