COMO CRIAR UMA ROTINA ALIMENTAR SAUDÁVEL
11 de novembro de 20225 MOTIVOS PELOS QUAIS VOCÊ NÃO EMAGRECE
11 de novembro de 2022O jejum intermitente se tornou uma forma popular de agregar benefícios à saúde, auxiliando no controle de peso e redução do risco de doenças. Mas e quanto a seus efeitos durante o treino, será que há algum benefício extra em realizar aquele aeróbico em jejum?
Descubra agora mesmo na leitura deste artigo!
O que você vai ler aqui:
– Introdução
– Benefícios do aeróbico em jejum
– Para quem é indicado
– Conclusão
A prática de fazer exercícios aeróbicos após um longo período de restrição alimentar normalmente se aplica para pessoas que fazem exercícios logo após acordar, antes de tomar o café da manhã, mas também pode ser utilizada em diferentes momentos do dia após um período de jejum.
Geralmente, nosso organismo leva cerca de quatro a cinco horas para digerir completamente uma refeição. Desta forma, após uma refeição, seria necessário esperar um mínimo de quatro horas para obter os benefícios do aeróbico em jejum.
Benefícios do aeróbico em jejum
O treino aeróbico ou cardio melhora a circulação e o aproveitamento do oxigênio pelos músculos, resultando em um melhor condicionamento físico e na diminuição do cansaço.
Quando essa prática é aliada ao jejum prolongado, o organismo apresenta índices baixos de glicose e glicogênio, o que favorece a queima de gordura, o famoso estado de cetose.
A cetose é um estado metabólico natural em que o corpo usa a gordura como combustível principal, ajudando a diminuir a gordura corporal de forma mais eficiente, melhorando a composição química do sangue, reduzindo a inflamação e desenvolvendo maior resistência ao estresse.
Os exercícios aeróbicos em jejum, ainda pode tirar proveito de certas mudanças hormonais que ocorrem nas primeiras horas do dia, oferecendo inúmeros benefícios ao seu corpo, tais como:
- Fortalecimento do sistema cardiorrespiratório
- Aumento da quantidade de hemoglobina no sangue
- Aumento da quantidade de mitocôndrias dentro das células
- Aumento da resistência física
- Perda e manutenção do peso
- Prevenção de doenças cardíacas e respiratórias
Para quem é indicado?
Todas as modalidades podem ser praticadas de acordo com a individualidade e a aptidão física de cada pessoa, de acordo ao seu próprio ritmo e aos seus objetivos pessoais. Para aqueles que estão tentando queimar gordura e perder peso, o aeróbico em jejum pode ser muito eficaz.
No entanto, para quem não está acostumado a deixar de tomar o café da manhã ou ficar um longo período sem se alimentar antes de se exercitar fisicamente, os cuidados devem ser redobrados devido ao risco de hipoglicemia (falta de açúcar no organismo).
Por fim, o aeróbico em jejum pode favorecer a queima de gordura e perda de peso saudável, além de oferecer outros benefícios para o corpo como um todo. E, apesar de parecer uma prática difícil para quem não tem costume, com o tempo o corpo vai se adaptando e o treinamento deve se tornar mais fácil. O mais importante é: não deixe de se exercitar!
Entre em contato para fazer uma avaliação e saiba mais sobre os meus atendimentos no meu perfil no Instagram: @marcelaferraoendocrino.