COMPULSÃO ALIMENTAR NOTURNA: O QUE É?
11 de novembro de 2022EXERCÍCIOS NA MEIA-IDADE E SAÚDE DO CÉREBRO: ENTENDA A RELAÇÃO
11 de novembro de 2022Você sabia que a alimentação e o controle do colesterol estão diretamente ligados? É isso mesmo! Se você busca controlar altos índices de colesterol, precisa saber que uma das primeiras atitudes é a mudança de estilo de vida, principalmente sobre o que consome. Continue por aqui para saber mais!
O colesterol é um tipo de gordura essencial para o funcionamento do corpo humano. Ele está presente em várias partes do nosso corpo, como nervos, pele, intestino, cérebro, fígado, músculos e coração. Entretanto, quando o colesterol considerado ruim (LDL) se torna excessivo, problema conhecido por dislipidemia, ele pode provocar a obstrução de vasos sanguíneos, aumentando o risco de infarto e outras doenças cardiovasculares. O que muitos não sabem, porém, é que uma alimentação saudável pode ser uma das principais aliadas para reverter esse tipo de quadro. Continue nesse artigo e venha entender mais sobre esse tema fundamental para o bem-estar e saúde.
>> O QUE VOCÊ VAI VER POR AQUI:
- INTRODUÇÃO
- O QUE É COLESTEROL?
- RELAÇÃO ALIMENTAÇÃO E COLESTEROL ALTO
- O QUE EVITAR?
- O QUE ESCOLHER?
- CONCLUSÃO
- FONTES
>> O QUE É COLESTEROL?
O colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo importante para o seu funcionamento normal. Ele costuma ser dividido em dois principais grupos. Confira:
- HDL – Colesterol: Benéfico ao organismo. Tem a função de conduzir o colesterol para fora das artérias para posterior metabolização hepática (fígado).
- LDL – Colesterol: Seus níveis elevados tornam-se prejudiciais ao organismo. É responsável por transportar o colesterol do fígado para as artérias e o seu depósito neste local acelera o processo de aterosclerose, que é provocada pelo acúmulo de placas nas artérias que levam ao coração, conhecida também como endurecimento das artérias. Isso causa um aumento do risco de infarto do miocárdio e de acidente vascular cerebral (derrame).
>> RELAÇÃO ALIMENTAÇÃO E COLESTEROL ALTO:
A alimentação tem a importante função de regularizar os níveis de colesterol. Para evitar que o colesterol fique alto, é fundamental diminuir o consumo de gorduras saturadas e de gordura trans. Além disso, a ingestão de gorduras deve ser equilibrada. Costumo recomendar aos meus pacientes a preferência ao consumo de gorduras poli-insaturadas e de gorduras monoinsaturadas.
>> O QUE EVITAR?
– Leite e iogurte integrais;
– Queijos gordurosos (parmesão, prato, mussarela, camembert, cheddar);
– Carnes gordas (cupim, costela, picanha, pele de frango);
– Vísceras (fígado e coração);
– Crustáceos e frutos do mar (camarão e lagosta);
– Embutidos (linguiça, salsicha, salame, bacon, toucinho e presunto);
– Manteiga, óleo de dendê e creme de leite;
– Frituras;
– Alimentos ricos em gorduras trans (sorvetes, biscoitos recheados, salgadinhos);
– Bebidas alcoólicas.
>> O QUE ESCOLHER?
– Leite e iogurte desnatados;
– Queijos magros (minas, ricota, cottage);
– Carnes magras (coxão duro, coxão mole, alcatra, patinho, peito de frango sem pele);
– O consumo de peixes deve ser semanal (atum, salmão, truta e sardinha);
– Sempre escolher opções das linhas lights;
– Óleo de oliva (azeite);
– Preparações cozidas, grelhadas, ensopadas ou assadas;
– Pães e biscoitos integrais;
– Sucos de frutas naturais, chás de ervas, água de coco.
Espero que esse conteúdo tenha ajudado todos vocês a se alimentarem de uma forma mais consciente e com saúde. Lembre-se: Nós somos o que comemos e a saúde é o que temos de mais importante na vida. Em caso de dúvidas, entre em contato. Vou adorar auxiliar você nesse processo.
>> FONTES:
– The effect of rate of weight loss on long term maintenance. Purcell. Lancet Diab 2014.