ALIMENTAÇÃO E COLESTEROL ALTO: COMO ESSAS 2 COISAS SE RELACIONAM?
11 de novembro de 2022Você pratica exercícios físicos com frequência? Sabia que, além de auxiliar a parte física, esse hábito pode ser importante para a saúde do seu cérebro? Continue nesse artigo e entenda como a prática de atividades físicas pode te ajudar a ter uma vida melhor e mais saudável por mais tempo.
Você sabia que a prática de exercícios físicos na meia idade pode te ajudar a garantir uma melhor saúde do cérebro na terceira idade? É isso mesmo! Nós já sabemos que as atividades físicas são extremamente benéficas para todos os âmbitos da vida, mas nem todos sabem da relevância delas para o cérebro.
Quer entender mais sobre esse tema? Continue nesse artigo que hoje vou compartilhar informações completas sobre esse tema.
>> O QUE VOCÊ VAI VER POR AQUI:
- INTRODUÇÃO
- BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS
- EXERCÍCIOS NA MEIA-IDADE E SAÚDE DO CÉREBRO
- CONCLUSÃO
- FONTES
>> BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS:
A prática de atividade física é, sem dúvida, essencial para aumentarmos nossa qualidade de vida. Existe uma série de estudos que demonstram como esse hábito frequente pode evitar doenças e melhorar, até mesmo, nossa disposição para a realização de nossas atividades diárias.
Confira os principais benefícios de praticar atividades físicas regularmente:
- Ajuda a diminuir e controlar o peso;
- Diminui o risco de doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade;
- Melhora os níveis de colesterol sanguíneo;
- Aumenta as taxas do bom colesterol;
- Aumenta a resistência muscular;
- Tendões e ligamentos ficam mais flexíveis;
- Proporciona bem-estar mental e ajuda a tratar a depressão;
- Alivia o estresse e a ansiedade;
- Combate a insônia;
- Ajuda a produzir serotonina – o hormônio do bem-estar.
- Faz bem para o cérebro, principalmente na terceira idade.
>> EXERCÍCIOS NA MEIA-IDADE E SAÚDE DO CÉREBRO:
Você sabia? Níveis mais altos de atividade física de lazer na meia-idade estão associados a um risco menor de problemas cerebrovasculares na vida adulta. Ou seja, níveis persistentemente elevados de atividade física na meia-idade foram comprovadamente associados a maior integridade da substância branca intacta e menos derrames lacunares mais tarde na vida.
Uma pesquisa realizada na Universidade de Columbia, na cidade de Nova York, indicou que níveis moderados e altos de atividade física durante a meia-idade estão associados a níveis mais baixos de declínio cognitivo e a um risco reduzido de demência.
Entenda mais: Os pesquisadores estudaram 6.538 participantes entre 2011 e 2013. Deste grupo, 1963 participantes foram submetidos a ressonância magnética. A média de idade em que a ressonância magnética foi realizada foi de 76,2 anos.
Depois de avaliar todas essas questões, os resultados sugeriram que a atividade física pode até mesmo afetar a cognição por meio de efeitos na doença dos pequenos vasos. Portanto, podemos concluir que praticar regularmente exercícios físicos é a chave para uma vida mais saudável e muito mais lúcida na terceira idade.
Pratique exercícios. Cuide da sua saúde!
>> FONTES:
– Exercise at Midlife Linked to Better Brain Health in Late Life – Medscape – Jan 15, 2021.