QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO AERÓBICO EM JEJUM
11 de novembro de 2022POR QUE USAR MEDICAMENTOS NO TRATAMENTO DA OBESIDADE?
11 de novembro de 2022Você está tentando emagrecer já faz alguns meses. Entrou na academia, está comendo melhor, mas quando sobe na balança, o ponteiro não sai do lugar. Por isso pode estar acontecendo?
Leia neste artigo 5 razões que podem explicar o porquê de você não estar perdendo peso e o que pode ser feito para mudar essa realidade.
Você verá aqui:
- Introdução
- Você não está dormindo o suficiente
- Falta de exercícios físicos
- Estresse e ansiedade
- Atingir o efeito platô
- Desequilíbrio hormonal
- Conclusão
1. Não dormir o suficiente
Dormir e descansar ajudam o organismo a desempenhar melhor suas funções. Durante o sono, são produzidos maiores quantidades dos hormônios GH e leptina, que estimulam o ganho de massa muscular, que leva ao aumento do metabolismo e da queima de gorduras, além de promover maior sensação de saciedade, levando a pessoa a comer menos e, assim, favorece a perda de peso.
Além disso, o cansaço e o estresse de não dormir o suficiente, aumentam os níveis do hormônio cortisol, dificultando a perda de peso.
Para se preparar para uma boa noite de sono, crie uma rotina de dormir e acordar na mesma hora todos os dias, garantindo as 8 a 9 horas de sono por noite para ajudar no emagrecimento.
2. Você não se exercita regularmente
As atividades físicas são grandes aliadas para quem quer perder peso. Além dos exercícios aumentarem o gasto calórico, eles ainda diminuem a porcentagem de gordura corporal e aumentam a massa magra. O ideal é praticar tanto as atividades aeróbicas quanto as anaeróbicas. Assim, é possível melhorar a resistência cardiorrespiratória, fortalecer a musculatura e prevenir a perda de massa muscular e óssea.
3. Estresse e ansiedade
O estresse e a ansiedade fazem com que o corpo aumente a produção de cortisol, um hormônio que ajuda o corpo a responder a situações de estresse. Porém, quando existem níveis muito altos desse hormônio, pode haver aumento do acúmulo de gordura no organismo, deixando o metabolismo mais lento, sendo um motivo para não conseguir emagrecer.
Para controlar o estresse e a ansiedade, o ideal é praticar atividades que ajudam a aliviar ou distrair a mente como caminhada, alongamentos, meditação ou yoga, por exemplo.
4. Atingir o efeito platô
Um dos motivos mais comuns de não conseguir emagrecer mesmo fazendo dieta e exercícios físicos é de o corpo ter se adaptado à nova rotina alimentar e de atividades, atingindo o efeito platô, que é caracterizado por um equilíbrio entre o consumo calórico e o gasto de energia pelo corpo.
Além disso, quando se realiza uma dieta restritiva por muito tempo ou quando se perde rapidamente muito peso, ocorre diminuição do metabolismo, podendo-se atingir o efeito platô, dificultando a perda de peso.
Para sair deste quadro, mude o tipo ou a intensidade dos exercícios físicos, com orientação do educador físico, para ganhar massa muscular e aumentar a queima de calorias, além de fazer alterações na sua dieta.
5. Desequilíbrio hormonal
Os hormônios também têm um papel fundamental no processo de emagrecimento. Isso porque algumas alterações hormonais podem fazer com que a queima calórica seja mais baixa. É por isso que pessoas obesas ou com dificuldades de emagrecer precisam passar por avaliação médica.
O próprio hipotireoidismo, que é quando a tireoide está preguiçosa, pode dificultar a perda de peso. Além disso, mulheres que estão entrando na menopausa podem ter mais dificuldades de lidar com a balança. O estrógeno, um hormônio feminino, tem um papel importante na queima de calorias, então, quando a mulher entra na menopausa, um dos primeiros sintomas é o ganho de peso, por conta da redução da produção estrogênica, que afeta o gasto energético.
Após ler todos os motivos que eu trouxe aqui, recomendo que você faça uma reflexão da sua rotina diária e procure um profissional da saúde para te ajudar a identificar a real causa que está impedindo você de emagrecer, e para traçar as estratégias necessárias para a retomada do processo de emagrecimento.
Muitas vezes, não é apenas uma questão alimentar, mas hormonal, psicológica ou, mesmo, alguma doença ou distúrbio que pode estar afetando.
Por isso, é fundamental e necessário se consultar com um médico especialista, para aconselhamento, diagnóstico e tratamento. Conte comigo para isso! Entre em contato para agendar uma consulta e saiba mais sobre os meus atendimentos no meu perfil no Instagram: @marcelaferraoendocrino.