AFINAL, QUAL É O MELHOR HORÁRIO PARA TREINAR?
11 de novembro de 2022GORDURA MARROM CONTRIBUI PARA A QUEIMA DE CALORIA
11 de novembro de 2022A obesidade é o resultado do acúmulo de gordura corporal por um consumo de alimentação acima do nível necessário para o organismo e para a realização das suas atividades e manutenção do corpo. Mas sim, há transtornos psíquicos que estão associados a um risco maior de obesidade, porém isso não significa que todas as pessoas com obesidade apresentam essas doenças.
Pensando nisso, mostrarei neste artigo porque a obesidade não deve ser tratada apenas como um problema psicológico. Acompanhe a leitura:
Você verá por aqui:
- Introdução
- Transtornos psíquicos que podem estar associados à obesidade
- Acompanhamento psicológico ajuda, mas dificilmente cura a doença
- Conclusão
- Fonte
É extremamente comum ouvirmos os seguintes comentários sobre a obesidade: “como as pessoas precisam parar de jogar suas emoções na comida”, ou “quem deveria tratar a obesidade era um psicólogo”; frases associando a obesidade a um distúrbio psicológico. Mas preste atenção! A obesidade é uma doença multifatorial, com prevalência cada vez maior devido a um ambiente engordativo que afeta as pessoas preferencialmente com carga genética favorável.
TRANSTORNOS PSÍQUICOS QUE PODEM ESTAR ASSOCIADOS À OBESIDADE
Sim, é correto afirmar que existem transtornos psíquicos que estão associados a um risco maior de obesidade. Entre eles, o transtorno de compulsão alimentar com 3 vezes mais chance de obesidade, algumas formas de depressão e transtornos ansiosos podem levar à hiperfagia e ganho de peso (a obesidade está associada a um risco 25% maior de presença de transtorno de humor ou ansiedade ), assim como algumas medicações para esses distúrbios que podem engordar.
Mas isso não significa que todas as pessoas com obesidade apresentam essas doenças ou transtornos, e nem todos com eles também têm obesidade.
ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO AJUDA, MAS DIFICILMENTE CURA A DOENÇA
Em contrapartida, temos também o estigma de que a obesidade pode levar a transtornos psíquicos e piorar ainda mais a obesidade. Sem dúvida, muitos pacientes podem se beneficiar de um acompanhamento psicológico, mas não porque a obesidade seja reduzida a isto; assim como ele, sozinho, com raras exceções, é insuficiente para resolver uma doença.
A obesidade é o resultado final de um consumo de calorias maior do que o gasto, mas é preciso entender como causas que levaram a ela. Compreender uma fisiologia complexa da obesidade, onde o hipotálamo considera como normal o peso máximo da vida e o defende de qualquer tentativa de emagrecer, – assim como há vários fatores associados ao ganho de peso (from the fator genético à disruptores endócrinos), é fundamental para deixarmos de dar palpites rasos e ferramenta em achismos!
Tratar a obesidade como apenas um transtorno psíquico só aumenta o preconceito, tanto com uma pessoa obesa como com seu tratamento que deve ser levado a sério.
Conte comigo para dar a você o suporte necessário para você superar a obesidade e viver uma vida com mais saúde! Entre em contato para fazer uma avaliação e saiba mais sobre os meus atendimentos no meu perfil no Instagram: @marcelaferraoendocrino.
Fonte: Patogênese da obesidade: uma declaração científica da Endocrine Society. Schwartz Endocr Rev 2017