QUAL O MELHOR AÇÚCAR PARA QUEM ESTÁ DE DIETA
11 de novembro de 2022DIABETES GESTACIONAL DE DIETA LOW CARB
11 de novembro de 2022Você costuma dedicar sua atenção às suas refeições? Costuma comer com pressa? Costuma usar o celular enquanto se alimenta. Então está mais do que na hora de conhecer o Mindful Eating. Continue no artigo de hoje e entenda o que esse conceito representa e quais são os seus principais benefícios para a saúde física e mental.
>> O QUE VOCÊ VAI VER POR AQUI:
- INTRODUÇÃO
- O QUE É MINDFUL EATING?
- BENEFÍCIOS DA PRÁTICA
- DICAS PARA SE DEDICAR AO MINDFUL EATING
- CONCLUSÃO
- FONTES
>> O QUE É MINDFUL EATING?
Mindful Eating nada mais é do que a prática de comer com atenção plena, ou seja, uma alimentação consciente que demanda sua concentração e dedicação à comida na hora das refeições. Esse conceito parte do princípio de que devemos perceber, a cada segundo, a experiência proporcionada pela comida e ter consciência do que o organismo precisa naquele determinado momento.
Gosto sempre de explicar para os meus pacientes que o mindful eating envolve todos os nossos sentidos. Ela nos mergulha nas cores, texturas, aromas, sabores e até mesmo sons de bebida e comida. Com isso, quem pratica utiliza todos os sentidos do corpo na alimentação, reconhecendo que cada refeição é uma experiência única que depende da situação, momento e até mesmo da companhia.
Mas um ponto importante e que precisa ser ressaltado é que o mindful eating NÃO é uma dieta. O seu objetivo não é perder peso a qualquer custo, não é radicalizar e muito menos se privar de comer o que você gosta. Na alimentação consciente, a verdadeira proposta é comer sem exageros e com foco na sua saúde.
>> BENEFÍCIOS DA PRÁTICA
– Restaurar a conexão entre o corpo e seus sentidos de visão, olfato, paladar e tato.
– Aprender a restaurar a percepção de saciedade.
– Retomar consciência dos pensamentos e crenças limitantes sobre alimentação.
– Restabelecer a intuição alimentar.
– Identificar sentimentos de culpa e vergonha sobre a comida e sobre o ato de se alimentar.
– Eliminar o autojulgamento negativo e crítico sobre o próprio corpo, desenvolvendo aceitação, respeito e amor por ele.
>> DICAS PARA SE DEDICAR AO MINDFUL EATING
- Esteja no presente: perceber pensamentos, sensações e sentimentos. A respiração funciona como âncora para vivenciar o agora.
- O corpo fala por sinais: observá-los ajuda a diferenciar a fome fisiológica da emocional.
- Saboreie: perceba o aroma e a textura dos alimentos. A consciência do que estamos comendo permite percepções mais aguçadas que relacionam enorme prazer pela refeição.
- Viva o momento: quando for se alimentar, esteja completamente presente nisto. Desligue-se das distrações, como celular, TV, jornal, computador e evite multitarefas.
- Se aceite sem julgamentos: evite regras severas e dieta milagrosas.
- Procure o auxílio de um profissional e converse com ele sobre o mindful eating.
Pronto para exercitar o mindful eating na sua rotina? Aproveite cada refeição como uma experiência, mastigando a comida com calma para facilitar a digestão e absorver todos os nutrientes. Coloque as dicas em prática e veja os benefícios surgirem com o tempo. Caso precise de algum auxílio, conte comigo.
>> FONTES:
– Obesity 2019; Ref 2: Gonçalves. Elithorpe. Physiol and Behav 2019.