SINTOMAS QUE VOCÊ ESTÁ COM OS HORMÔNIOS DESREGULADOS
11 de novembro de 2022O que é ANVISA?
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no País. É ela também quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras. A ANVISA tem o dever de promover a saúde da população, incluindo portanto o controle dos remédios que no Brasil circulam. Segundo a ANVISA:
Medicamentos são produtos especiais elaborados com a finalidade de diagnosticar, prevenir, curar doenças ou aliviar seus sintomas, sendo produzidos com rigoroso controle técnico para atender às especificações determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária”
Assim, em relação à área medicamentosa, cabe à ANVISA a intervenção em riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços a ela sujeitos. Uma das formas de garantir esses controle é pelo registro de medicamentos. Esse é um processo que tem como objetivo garantir que um novo remédio tenha impacto positivo na saúde da população. Para isso, é preciso a realização de testes e análises que comprovem a eficácia do medicamento e do tratamento por ele sugerido.
Para saber se um medicamento é aprovado pela ANVISA, basta acessar a parte de consultas no seu site: www.anvisa.gov.br e direcionar a busca para medicamentos e digitar o nome do produto.
Medicamentos antiobesidade e a ANVISA
Antes de falar sobre os medicamentos antiobesidade em si, é fundamental entender que o tratamento farmacológico antiobesidade pode ser feito apenas com orientação e acompanhamento médico contínuos. Além disso, ele não cura a obesidade, mas sim ajuda a aumentar a aderência do paciente em relação a mudanças nutricionais e comportamentais.
Os medicamentos antiobesidade são uma classe de medicamentos chamada de anorexígenos ou redutores do apetite. Apesar de serem de classe medicamentosa similar, cada um possui suas especificidades e deve ser aplicado de forma individualizada para cada paciente.
No mundo, há diversos medicamentos antiobesidade, entretanto, no Brasil, há 4 que são aprovados pela AVISA: sibutramina, orlistate, liraglutida (princípio ativo do Saxenda) e lorcasserina. Esses quatro medicamentos passaram por todos os processos de liberação da ANVISA, podendo ser registrados e comercializados. Os processos incluem análises, testes e estudos levando em consideração a população e realidade do Brasil.
Até 2016, apenas os remédios sibutramina e orlistate eram aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade, deixando o arsenal terapêutico para o tratamento da doença muito limitado. Apesar da aprovação de outros medicamentos, a obesidade é uma doença comum e frequente, sendo um arsenal de 4 remédios de certa forma limitado.
Felizmente, trabalho com esses medicamentos e geralmente eles apresentam bons resultados. A sua combinação com uma mudança de hábitos e atividades físicas é poderosa. Procure um profissional para estar com você nessa caminhada. E conte comigo para isso! Entre em contato para agendar uma consulta e saiba mais sobre os meus atendimentos no meu perfil no Instagram: @marcelaferraoendocrino.