COMO É O PROCESSO DE LIBERAÇÃO DA ANVISA PARA MEDICAMENTOS ANTIOBESIDADE?
11 de novembro de 2022VOCÊ SE RECONHECE NO ESPELHO?
11 de novembro de 2022Os 5 sintomas que são suspeita de que você está com hormônios desregulados
Os hormônios são substâncias produzidas por glândulas no corpo que são secretadas na corrente sanguínea. A atuação do sistema endócrino é muito ampla e pode ir desde uma leve indisposição que você sente quando acorda até alterações significativas no seu peso. O meu trabalho, como endocrinologista, é diagnosticar e tratar doenças ou desregulações relacionadas aos hormônios e seu metabolismo. Geralmente, quando seus hormônios estão desregulados, há uma série de sintomas que podem estar presentes.
1.Cansaço: esse sintoma é muito comum quando há uma desregulação hormonal e pode ser causado por diversos hormônios, como: tireoide, a testosterona, o estradiol, a prolactina, o cortisol e a insulina. O cansaço não é sempre físico, sendo parte deste sintoma a fadiga mental. É de extrema importância que, caso você tenha esse sintoma, faça os exames médicos necessários e um acompanhamento médico condizente, a fim de que o tratamento seja assertivo. Uma alimentação inadequada e o sedentarismo são fatores que, dependendo do caso, podem agravar o quadro e a mudança de hábito em relação a isso pode ser um facilitador para a regulação hormonal.
2.Fome: para manter o funcionamento adequado do metabolismo 24h por dia, o corpo humano varia os níveis hormonais em diferentes períodos. Para a regulação da fome, alguns hormônios estão envolvidos, sendo dois deles: grelina (hormônio da fome) e leptina (hormônio da saciedade). Quando há uma queda de concentração de nutrientes no corpo, o cérebro recebe essa mensagem e inicia a produção do hormônio da fome, grelina, para garantir que novos nutrientes entrem no metabolismo e deem energia às células. Depois de se alimentar, com uma maior concentração de nutrientes no corpo, o hormônio grelina diminui e o nível do hormônio da saciedade, leptina, aumenta, já que seu estoque de energia foi preenchido. Agora, imagina se algum desses hormônios estão desregulados? Se o seu corpo não percebe que os nutrientes já estão nele, você nunca se sentirá saciado. Sua fome pode ficar de mais ou de menos, enganando o seu próprio corpo em relação à quantidade de nutriente que ele precisa!
3.Libido: é sinônimo de desejo sexual e os hormônios responsáveis por essa vontade são a testosterona e o estrogênio. Eles garantem a excitação física do organismo que o prepara para iniciar uma relação sexual (lubrificação vaginal na mulher e ereção no homem). Logo, se um desses hormônios não estão trabalhando direito, há pouco interesse por sexo.
4.Peso: assim como o cansaço, o aumento do peso pode ter como causa a desregulação de vários hormônios. Um exemplo bastante comum é o hipotireodismo. A tireoide é uma glândula que secreta 3 tipos de hormônios, sendo o principal a tiroxina (T4) que é responsável pelo metabolismo, crescimento, desenvolvimento e temperatura do corpo. O hipotireiodismo se caracteriza pela diminuição da produção do hormônio T4, lentificando o metabolismo que, uma vez lento, gasta menos energia, colaborando para o ganho de peso.
5.Memória: a memória do ser humano é composta por uma harmonia de ligações químicas no cérebro. A diminuição da memória também pode ter diversos fatores. O que ficou muito comum após um paciente ter pego Covid-19 foi sua memória ser afetada. Um estudo desenvolvido pela Unesp, sugeriu que o hormônio irisina, liberado pelos músculos durante a atividade física, pode ter efeito terapêutico de recuperar a memória. A irisina melhora a comunicação entre os neurônios e pode impedir a degeneração de algumas células. Portanto, dependendo do caso, o exercício é totalmente recomendado para quem possui esse sintoma.
Todo o corpo humano é regulado por meio de hormônios e é importante que todos estejam atuando da melhor forma possível, garantindo assim um ótimo funcionamento de seu organismo e uma qualidade de vida! Você se identificou com algum desses sintomas? Acha que você tem algum hormônio desregulado? Fale com um profissional da área. Quando se trata da área médica, não adianta achar, precisa ter um diagnóstico. Só assim, é possível garantir que as medidas tomadas para regular os seus hormônios são as melhores.
Conte comigo para isso! Entre em contato para agendar uma consulta e saiba mais sobre os meus atendimentos no meu perfil no Instagram: @marcelaferraoendocrino.