ENTENDENDO OS PICOS DE INSULINA
11 de novembro de 2022SERIA A FOME UM FATOR DE DIFICULDADE PARA O SUCESSO DO TRATAMENTO DE PESSOAS OBESAS?
11 de novembro de 2022Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é considerada uma doença e, o mais preocupante, é a estatística dos jovens neste quadro. Conforme dados do IBGE, 17% dos meninos e 12% das meninas, com idade entre 5 e 9 anos, são obesos. Outra pesquisa, do Ministério da Saúde, alerta que o número de pessoas obesas no país teve um aumento de 67,8%, entre os anos de 2006 e 2018.
A partir desses dados alarmantes, aproveitamos para trazer em nosso artigo de hoje mais informações sobre um tema que está diretamente ligado com a obesidade: a diabetes. Antes de darmos continuidade, é importante deixar claro que a busca por um peso ideal pode estar associado muitas vezes a fatores estéticos, mas aqui o foco é a saúde. Sendo assim, sempre que falarmos sobre controle de peso, esqueça dietas, tratamentos sem comprovação científica e demais preocupações que possam levar a distúrbios mentais.
Você já parou para refletir sobre como a diabetes e obesidade podem estar atreladas? Na verdade, quando falamos dos riscos trazidos pela obesidade não estamos falando apenas no ganho de peso, mas também na relação com o surgimento e desenvolvimento de outras doenças que podem ser prejudiciais e/ou fatais para o corpo humano. É por esse motivo que a obesidade é tida como um grande problema de saúde pública em todo o mundo.
E uma dessas doenças que podem surgir com a obesidade é o diabetes tipo 2. Isso se deve ao fato de que as condições que levam ao sobrepeso também podem estar relacionadas com o surgimento do diabetes.
A patologia se agrava a partir do momento em que o corpo não consegue produzir insulina suficiente para transportar o açúcar para o interior das células. Sendo assim, o diabetes do tipo 2 se agrava com o tempo, devido à alta ingestão de carboidratos de absorção rápida, como aqueles presentes em doces e refinados. Nesse caso, o organismo se torna resistente à insulina ou não produz a quantidade ideal para um bom funcionamento.
Qual é a relação entre diabetes e obesidade?
Apenas para se ter ideia, conforme levantamentos prévios, 90% das pessoas que sofrem com diabetes tipo 2 encontram-se acima do peso ideal. Ou seja, a relação entre diabetes e obesidade é simples, direta e grave.
A ingestão excessiva de carboidratos refinados, aliada a outros fatores como, por exemplo, o sedentarismo, resulta em um acúmulo de gordura no organismo, além de torná-lo resistente à insulina.
Desse modo, a obesidade acaba reduzindo a capacidade do corpo de usar a insulina para fazer o controle dos níveis de açúcar no sangue. E isso faz com que os obesos tornem-se um grupo de risco com potencial de apresentar o desenvolvimento de diabetes.
O que fazer para lidar com obesidade e diabetes?
Para evitar tanto a diabetes como a obesidade, é importante investir em uma alimentação saudável. A nossa dica é apostar em refeições balanceadas, dando preferência aos produtos naturais e carboidratos ricos em fibras com absorção lenta, além de proteínas magras e gorduras boas.
Sempre que possível, evite pães, tortas, macarrão, bolos, refrigerante e doces. Controlar a alimentação e praticar atividades físicas são palavras de ordem.
Se você luta contra essas duas doenças ou possui obesidade grau II ou maior, é importante buscar a melhor solução para o controle ou mesmo a cura dessas condições. Nesse aspecto, a cirurgia bariátrica surge como uma alternativa para redução de peso, mudança do estilo de vida e, consequentemente, para o controle do diabetes tipo 2.
Como combater o sobrepeso e a obesidade?
Conforme o Instituto Nacional de Saúde (NIH), dos Estados Unidos, existem alguns passos que podem ajudar você e a sua família a combater a obesidade. São eles:
Siga um plano alimentar saudável: conforme mencionamos anteriormente, ter uma alimentação equilibrada é fundamental. Por isso, não deixe de fazer escolhas saudáveis no seu dia a dia e lembre-se sempre de manter o equilíbrio entre o consumo e o gasto energético.
Tanto em casa quanto em restaurantes, concentre-se no tamanho das porções: Geralmente, as porções servidas são suficientes para duas ou três pessoas. Além disso, lembre-se que as porções das crianças devem ser menores do que a dos adultos.
Mantenha-se sempre ativo: sempre que possível, reserve um tempo para dedicar-se à prática de atividades físicas, de preferência, que sejam prazerosas, como correr, nadar ou fazer caminhadas.
Diminua o tempo em frente à TV ou demais equipamentos como computador e videogames: especialmente porque essas atividades demandam pouca movimentação física. Evite dedicar mais de 2 horas por dia a essas atividades.
Mantenha o controle da sua massa corpórea, do seu peso e da sua circunferência abdominal.
Cuide-se!
Para concluirmos, é importante ressaltar que também existe o fator genético envolvido no diagnóstico da obesidade e da diabetes, portanto, mesmo aqueles que levam um estilo de vida saudável e apresentam um peso adequado, devem se submeter aos exames de rotina e buscar orientação médica.
Conte comigo para isso! Entre em contato para agendar uma consulta e saiba mais sobre os meus atendimentos no meu perfil no Instagram: @marcelaferraoendocrino.