MAIOR CONSUMO DE GRÃOS INTEGRAIS REDUZ RISCO DE MORTE: ENTENDA!
11 de novembro de 2022ATIVIDADES FÍSICAS: A CHAVE PARA MANTER O PESO PERDIDO
11 de novembro de 2022As doenças metabólicas são condições modernas e que tiveram uma prevalência muito grande nos últimos tempos. Elas podem ser associadas com a obesidade, por conta da alimentação inadequada que a população anda priorizando, além do sedentarismo. Também conhecida como síndrome metabólica, ela é caracterizada pela resistência à insulina, o que acaba obrigando o pâncreas a produzir mais desse hormônio. Mas quais são as reais causas desse problema? Continue por aqui e entenda!
>> O QUE VOCÊ VAI VER POR AQUI:
- INTRODUÇÃO
- TIPOS DE DOENÇA METABÓLICA
- CAUSAS DA DOENÇA METABÓLICA
- VOCÊ É O QUE COME?
- CONCLUSÃO
- FONTES
>> TIPOS DE DOENÇA METABÓLICA:
Antes de compreender as principais causas das doenças metabólicas, deixo aqui algumas das principais condições que podem ser classificadas como síndromes metabólicas. Confira:
- OBESIDADE
- DIABETES TIPO 2
- PRESSÃO ALTA
- AVC
- INTOLERÂNCIA À LACTOSE
>> CAUSAS DA DOENÇA METABÓLICA:
Agora que já sabemos quais são elas, vamos entender as suas causas. Uma das principais causas do desenvolvimento das doenças metabólicas é a resistência à insulina, que geralmente é caracterizada pelo ganho de peso ou por conta do Diabetes do Tipo 2. Essa resistência à insulina faz com que o pâncreas passe a produzir mais desse hormônio.
Além disso, o ganho de peso é um grande fator de risco para esse tipo de condição, principalmente por conta da alimentação com excessos de carboidratos e gorduras saturadas. Além disso, como falamos anteriormente, ainda podemos adicionar o sedentarismo a essa lista de principais fatores.
>> VOCÊ É O QUE COME?
Afinal, qual o tipo de alimento que pode influenciar na doença metabólica: é a gordura, o açúcar ou o alimento processado?
Tendo em mente o aumento da prevalência de obesidade e outras doenças metabólicas nos últimos 50 anos, cada vez mais pesquisas sobre esse tema estão surgindo e sendo discutidas. E o tipo de alimento que pode ser responsável por causar essa síndrome foi uma das discussões da 80ª Sessão Científica da American Diabetes Association.
Ao longo de uma série de estudos, foi descoberto que o aumento dos carboidratos na dieta promove aumentos incrementais de ácido palmitoléico plasmático, que é um biomarcador consistentemente associado a resultados adversos à saúde. Porém, foi constatado também que o ácido palmitoléico diminuía com o aumento da gordura saturada na dieta.
Ou seja, uma dieta pobre em carboidratos, apesar de ser mais rica em gordura saturada, diminui os ácidos graxos saturados circulantes e a restrição de carboidratos na dieta melhora a síndrome metabólica independentemente da perda de peso. A partir disso, o que se pode prever é que a saúde metabólica depende também da matriz alimentar de gorduras saturadas e carboidratos que consumimos.
De um lado está o baixo consumo de carboidratos dietéticos, resultando em aumento da oxidação da gordura saturada e diminuição da síntese de gordura saturada, levando à redução da gordura saturada plasmática e do ácido palmitoléico, aumento da sensibilidade à insulina e normolipidemia. Já do outro lado está o alto teor de carboidratos na dieta, prevendo aumento do armazenamento de gordura saturada e aumento da síntese de gordura saturada, levando ao aumento da gordura saturada plasmática e ácido palmitoléico, aumento da resistência à insulina e dislipidemia.
Com base nesses pontos de vista, o que foi possível concluir é que em 2 semanas de uma dieta rica em gordura e restrita em carboidratos resultou em aumento da sensibilidade à insulina, diminuição dos triglicerídeos e redução da fome. Portanto, não sabemos o que causa resistência à insulina e doença metabólica, porém confirmamos que a gordura saturada consumida ou gordura saturada armazenada não são a mesma coisa no contexto de restrição de carboidratos e que o aumento do ácido palmitoléico pode ser um sinal de alerta precoce de diabetes risco.
Na dúvida, sempre consulte um endocrinologista para compreender quais são as melhores dietas e os melhores alimentos de acordo com a sua saúde. Entre em contato, faça uma avaliação e venha saber mais!
>> FONTES:
– Metabolic Disease: Is It the Fat, Sugar, or Processed Food? – Medscape – Jun 18, 2020.