5 DICAS PARA EMAGRECER NO VERÃO
11 de novembro de 20228 BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA A SUA SAÚDE
11 de novembro de 2022Você já ouviu falar que depois de uma certa idade o seu metabolismo passará a não ser mais o mesmo?
De fato, com o passar dos anos o corpo sofre algumas mudanças em seu funcionamento, incluindo no metabolismo. Por isso, é muito importante saber quando essas mudanças ocorrem para que o envelhecimento não venha acompanhado de um ganho de peso.
Para descobrir quando ocorrem as principais mudanças no metabolismo, continue lendo este artigo!
QUANDO O METABOLISMO SOFRE MUDANÇAS?
A dificuldade em emagrecer é uma queixa comum em pessoas mais velhas. Isso porque com o avançar da idade existe uma redução do gasto energético basal, aquele que usamos para nos manter vivos, e se não houver um equilíbrio entre prática regular de exercício físico e alimentação, o ganho de peso realmente será uma consequência.
Mas uma grande surpresa para muitos é que esse declínio não acontece de forma abrupta na velhice! Na verdade, o metabolismo desacelera em aproximadamente 3% anualmente até os 20 anos. Após os 60, a queda seria de apenas 0,7% ao ano. Sendo assim, entre os 20, 30, 40 e 50 anos os gastos energéticos permanecem estáveis.
Para que você possa visualizar, mulheres entre 23 e 50 anos precisam de 1.600 a 2.400 calorias diárias (média de 2.000 calorias), enquanto entre 51 e 76 anos suas necessidades caem para 1.400 a 2.000 calorias (média de 1.600 calorias).
É por isso que é preciso ter uma atenção especial com os hábitos alimentares, observando sempre a quantidade e a densidade calórica dos alimentos.
Outro fator importante na manutenção do peso quando ocorrem as mudanças no metabolismo é a prática de atividade física, que deve acompanhar o indivíduo em todas as fases da vida.
Conte com o auxílio de profissionais capacitados para acompanhar você nessa busca por um estilo de vida mais saudável e equilibrado! Entre em contato para fazer uma avaliação e saiba mais sobre os meus atendimentos no meu perfil no Instagram: @marcelaferraoendocrino.
Fonte: Timothy W. Rhoads, Rozalyn M. Anderson,
Taking the long view on metabolism,Science,373,6556,(738-739),(2021).