ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE AS DIETAS CETOGÊNICA E LOW CARB
11 de novembro de 2022QUAL O MELHOR AÇÚCAR PARA QUEM ESTÁ DE DIETA
11 de novembro de 2022Atualmente, é muito comum ouvirmos falar sobre os Suplementos Alimentares. Mas será que essa é uma boa alternativa de complemento da alimentação? Segundo a pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), os suplementos estão em 54% dos lares brasileiros. E de acordo com essa mesma pesquisa, a necessidade de complementar a dieta é apontada como a principal razão por trás desse consumo. Mas quando isso é correto? Quem pode indicar o uso de Suplementos Alimentares? Continue por aqui e acompanhe todas essas informações!
>> O QUE VOCÊ VAI VER POR AQUI:
- INTRODUÇÃO
- O QUE SÃO SUPLEMENTOS ALIMENTARES?
- QUANDO É INDICADO USAR SUPLEMENTOS ALIMENTARES?
- QUAIS OS PERIGOS DO USO INCORRETO DE SUPLEMENTOS?
- CONCLUSÃO
- FONTES
>> O QUE SÃO SUPLEMENTOS ALIMENTARES?
Os Suplementos Alimentares são produtos constituídos por fontes concentradas de substâncias. Eles podem conter vitaminas, minerais, fibras, proteínas, aminoácidos, ácidos graxos (como o ômega-3), ervas e extratos, probióticos, aminoácidos, enzimas, carotenóides, fitoesteróis, entre outros.
Entretanto, logo de início já ressalto aqui que o consumo de suplementos deve ser orientado por profissionais, como Endocrinologistas, Nutrólogos e Nutricionistas, que são pessoas capazes de identificar as demandas de cada pessoa, por meio de EXAMES clínicos e laboratoriais.
>> QUANDO É INDICADO USAR SUPLEMENTOS ALIMENTARES?
Confirmar a real necessidade de suplementar a alimentação é o primeiro passo e que precisa ser visto por um profissional. De modo geral, existem algumas situações que podem necessitar de suplementação. Porém, sempre lembrando aqui que cada caso é um caso e quando o assunto é suplemento, não existe regra, ok? Aqui vão apenas algumas situações em que eles PODEM se fazer necessários:
- Praticantes de atividades físicas intensas podem sentir a necessidade de tomar doses suplementares de Vitamina C, pois a atividade física intensa produz de forma excessiva Radicais Livres.
- Mulheres que pretendem engravidar podem precisar fazer uso prévio de Ácido Fólico, meses antes de iniciar a gestação, em casos em que a mulher tenha orientação do Ginecologista/Obstetra. Além disso, gestantes podem precisar fazer uso de suplementos de ferro para evitar a anemia durante a gestação;
- Vegetarianos estritos podem precisar tomar doses complementares de vitamina B12 para evitar a carência a longo prazo;
- Mulheres na Menopausa podem fazer uso de doses complementares de Cálcio e Vitamina D para diminuir o risco de desenvolver osteoporose;
- Idosos podem necessitar de doses complementares de Vitamina D;
ATENÇÃO: Carências específicas de determinadas vitaminas ou minerais, por baixa ingestão, interação medicamentosa ou por doenças específicas devem ser avaliadas e tratadas após avaliação médica especializada.
>> QUAIS OS PERIGOS DO USO INCORRETO DE SUPLEMENTOS?
Quando utilizados de forma incorreta, os suplementos alimentares sobrecarregam os rins e o fígado, órgãos responsáveis pela filtragem do sangue e desintoxicação do organismo.
Sobrecarregados, eles não conseguem trabalhar adequadamente, fazendo com que as substâncias contidas nos suplementos alimentares fiquem acumuladas nas células. Esse acúmulo pode causar diversas complicações de saúde, como por exemplo: cirrose, câncer, hipertensão, trombose e impotência sexual.
Em caso de dúvidas, sempre procure um profissional especializado. Nesses casos, um Endocrinologista pode te auxiliar pedindo exames e entendendo as suas reais necessidades em relação ao uso de Suplementos Alimentares. Agende uma consulta e conte comigo para o que precisar!
>> FONTES:
– https://portugues.medscape.com/verartigo/6505489