OBESIDADE METABOLICAMENTE SAUDÁVEL: ENTENDA O QUE É ESSA CONDIÇÃO
11 de novembro de 2022EXAGEROU NO FINAL DE SEMANA? ENTENDA O QUE FAZER NESSE MOMENTO
11 de novembro de 2022A obesidade é uma condição muito comum no mundo todo. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde seis em cada dez brasileiros apresentam excesso de peso. Você faz parte desse público?
Esse cenário é preocupante, pois os quilos a mais vêm acompanhados frequentemente de doenças que prejudicam a qualidade de vida do indivíduo. Para tratar o problema, muitas pessoas acabam optando pelo uso de medicamentos que prometem resultados rápidos e eficazes. Mas será que apenas isso é suficiente?
Neste artigo, você vai saber mais a fundo sobre o uso de medicamentos no tratamento da obesidade, uma condição que vai muito além do peso a mais na balança, mas refere-se também à saúde. Vamos lá?
O QUE VOCÊ VERÁ NESSE ARTIGO:
- INTRODUÇÃO
- ENTENDENDO O QUE É A OBESIDADE
- QUAIS OS RISCOS DA OBESIDADE?
- MEDICAMENTOS PARA TRATAR A OBESIDADE, REALMENTE FUNCIONAM?
- CONCLUSÃO
- FONTE
ENTENDENDO O QUE É A OBESIDADE.
A obesidade é uma doença crônica, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo.
Ao contrário do que muitos pensam, a obesidade não é simplesmente uma consequência da falta de força de vontade, mas pode ter causas multifatoriais: genética, psicológico, vida social, idade e estilo de vida são exemplos de coisas que interferem no ganho de peso.
Podemos perceber alguns fatores que favorecem o aumento da obesidade apenas observando as mudanças dos hábitos de vida das pessoas. Hoje em dia, o consumo de alimentos ultraprocessados e fast-foods ficou mais acessível, bem como a troca de atividades ao ar livre pelas telas de celulares.
QUAIS OS RISCOS DA OBESIDADE?
O excesso de gordura no corpo vai muito além do número alto na balança, mas pode desencadear diversas doenças que prejudicam consideravelmente a qualidade de vida do indivíduo, como:
- Diabetes tipo 2;
- Hipertensão;
- Gota;
- Apneia do sono;
- Câncer.
Além dessas doenças, é comum que pessoas obesas apresentem também problemas no fígado e na circulação sanguínea. Em mulheres a obesidade também aumenta o risco de infertilidade.
MEDICAMENTOS PARA TRATAR A OBESIDADE, REALMENTE FUNCIONAM?
O tratamento da obesidade é complexo e multidisciplinar, o qual muitas pessoas optam pelo uso de medicamentos. Sobre isso, um estudo constatou que a associação destes métodos com uma alimentação equilibrada se mostrou mais do que o dobro, comparado ao não uso de medicamentos.
Entretanto, o que a grande maioria erra ao iniciar o tratamento com medicamentos é achar que apenas isso é suficiente para a perda de peso, substituindo a dieta pelo seu uso exclusivo. Na verdade, a eficácia dos medicamentos se dá quando associados com uma reeducação alimentar, pois estamos falando de uma doença que requer uma mudança no estilo de vida.
Por fim, o que quero dizer aqui é que estudos clínicos realizados já demonstraram os impactos positivos no tratamento da obesidade com o uso de medicamentos, mas que deve sempre ser feito em conjunto com boas escolhas alimentares e, claro, o acompanhamento de um profissional.
Acima de tudo, a obesidade deve ser encarada como uma doença séria, que deve ser tratada individualmente e continuamente.
Conte comigo para dar a você o suporte necessário para você superar a obesidade e viver uma vida com mais saúde! Entre em contato para fazer uma avaliação e saiba mais sobre os meus atendimentos no meu perfil no Instagram: @marcelaferraoendocrino.
Fonte: RCT of lifestyle modification and PT for obesity. Wadden. NEJM 2005.