O USO DA CONTAGEM DE CALORIAS PARA COMPREENDER MELHOR OS HÁBITOS ALIMENTARES
11 de novembro de 2022TABELA NUTRICIONAL: APRENDA A LER CORRETAMENTE A COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS
11 de novembro de 2022Nosso metabolismo desempenha um papel importante no controle do peso e, muitas vezes, isso é algo difícil de balancear. Ele varia de pessoa para pessoa e é amplamente determinado por fatores como genética, hormônios, nível de atividade física, gênero, massa muscular e estado geral de saúde. Entender como fazer seu metabolismo funcionar a seu favor é o primeiro passo para um estilo de vida mais saudável e feliz.
Para entender melhor como o metabolismo e o gasto de energia trabalham juntos, vamos explicar neste artigo como o corpo converte calorias daquilo que você consome em energia. Veja só:
O que você verá por aqui:
- Introdução
- De que forma o corpo queima calorias?
- Como aumentar o metabolismo
- Conclusão
- Fontes
DE QUE FORMA O CORPO QUEIMA CALORIAS?
O gasto total de energia é uma combinação dos seguintes itens:
- Atividade térmica – 10%
Efeito térmico dos alimentos (TEF): A forma como um alimento é ingerido pode ter um impacto sobre o quanto seu corpo tem que trabalhar para digeri-lo. Isso é chamado de termogênese. Uma dieta balanceada de proteínas, carboidratos e gordura resulta em um gasto energético diário de aproximadamente 10%, com valores mais altos para alimentos contendo proteínas e fibras.
Termogênese de atividades sem exercício (NEAT): Termogênese de atividades sem exercício é a energia gasta para as atividades não relacionadas ao exercício, incluindo o trabalho, carregando coisas, brincadeiras ou jogos. Também inclui pequenos movimentos como digitação, inquietação e tremor nas pernas. É responsável por aproximadamente 10% do seu gasto energético total.
- Atividade física – 20%
A atividade física é a energia que você gasta com o exercício físico. Pode ter um gasto de 10 a 15% em pessoas sedentárias, e 30% em pessoas ativas. É calculado com base em quão ativo a pessoa está em sua vida diária e também na quantidade de exercício que ela desenvolve.
- Atividade metabólica basal – 70%
O organismo humano necessita de energia para todas as funções vitais, como respiração, circulação sanguínea, ajuste dos níveis de hormônios, crescimento e reparo das células.
A quantidade de calorias que o corpo humano queima em repouso é chamada de taxa metabólica basal (BMR). A BMR é encarregada de queimar até 70% das calorias do ser humano diariamente. Varia por idade, sexo, peso e genética.
COMO AUMENTAR O METABOLISMO
Como vimos, a taxa metabólica de cada indivíduo é diferente, mas é possível aumentar ou otimizá-la. Isso pode ser feito incorporando atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis no seu estilo de vida. Aqui estão algumas dicas e recomendações:
Exercício Físico: O exercício promove um impulso no metabolismo a cada treino realizado. Outro benefício do exercício relacionado ao metabolismo é o estímulo ao efeito pós-combustão, chamado excesso de consumo de oxigênio pós-exercício.
Aumento de alimentos integrais: Alimentos balanceados e integrais, que se concentram em proteínas e fibras, podem ajudar a aumentar o efeito térmico dos alimentos. Os alimentos processados carecem de nutrição para manter o metabolismo funcionando da melhor maneira possível. Eles também fazem a pessoa desejar mais e se sentir menos satisfeita.
Beber água: Manter-se bem hidratado também aumenta o metabolismo, por isso é indicado beber muita água todos os dias. Adicionar um pouco de sabor a água pode manter o hábito interessante.
Descanso: A falta de sono pode causar desregulação metabólica incluindo uma diminuição no quanto o corpo usa glicose. Alterações hormonais, incluindo leptina, grelina e cortisol, influenciam a fome e o metabolismo.
Concluímos que o metabolismo e gasto de energia é muito variável, e está associado a diversos fatores. Analisar e interpretar com cautela a situação de cada paciente, irá beneficiar e muito no resultado final do tratamento. Conte comigo para isso!
Entre em contato para fazer uma avaliação e saiba mais sobre os meus atendimentos no meu perfil no Instagram: @marcelaferraoendocrino.