OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA
11 de novembro de 2022ENTENDENDO O METABOLISMO: COMO QUEIMAMOS CALORIAS
11 de novembro de 2022Monitorar as calorias durante um tempo serve como uma ferramenta útil para obter uma compreensão geral de como são nossos hábitos alimentares. Esse entendimento fornece uma boa ideia de quais mudanças precisam ser feitas ao trabalhar para um objetivo específico – seja para perder gordura, ganhar massa muscular ou ambos.
Se você já está monitorando há algum tempo ou ainda está em dúvida se vale a pena tentar, leia o artigo a seguir para maximizar os aspectos positivos e minimizar os negativos da contagem de calorias.
Você verá por aqui:
- Introdução
- Não fique obcecado com a precisão de 100% nos rótulos nutricionais
- Use as informações disponíveis para fazer mudanças positivas
- Não pense que é necessário comer a quantidade mesma todos os dias
- Conclusão
- Fonte
Na maioria dos casos, como as pessoas que querem perder peso estão comendo muito mais do que pensam que estão, e quem quer ganhar peso está comendo bem menos do que pensa que está. As pessoas simplesmente não vão acreditar o quanto ou quão pouco estão comendo em comparação com o que pensavam que estavam comendo.
É difícil chegar a algum lugar se você não tem ideia de onde está partindo. Por isso, manter um registro alimentar por um período de tempo é extremamente importante, pois assim você elimina suposições e torna muito mais fácil executar um plano para alcançar seus objetivos.
NÃO FIQUE OBCECADO COM A PRECISÃO DE 100% NOS RÓTULOS NUTRICIONAIS
Infelizmente, os rótulos de informações nutricionais nem sempre são factuais. Nos Estados Unidos, por exemplo, a lei permite uma margem de erro bastante depressa, de até 20% para o valor declarado versus o valor real dos nutrientes. Na realidade, isso significa que uma embalagem de 100 calorias poderia, teoricamente, conter até 120 calorias e ainda assim não estar violando a lei.
É importante ter uma estimativa da quantidade de calorias que você está ingerindo, mas não se atenha aos pequenos detalhes, pois não é garantido que as informações sobre a nutrição das etiquetas são 100% precisas.
USE AS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS PARA FAZER MUDANÇAS POSITIVAS
Não é necessário ter precisão total para atingir o resultado desejado, seja ele qualificado para. Se sua meta, por exemplo, é perder peso e você descobrir em seu diário alimentar que, em média, está comendo em excesso de 500 calorias todos os dias, agora você sabe que deve haver um déficit calórico de cerca de 500 calorias. O mesmo princípio se aplica para quem quer ganhar peso; se você tem se esforçado para engordar há algum tempo, aumente o número de calorias que ingere em média por um período de tempo e monitore esses resultados.
Seja paciente, observe como seu corpo reage ao longo do tempo e faça mudanças sutis conforme necessário.
NÃO PENSE QUE É NECESSÁRIO COMER A MESMA QUANTIDADE TODOS OS DIAS
É bom ter uma ideia geral de quantas calorias você ingere em média, mas não deixe isso virar uma obsessão, – de bater um número exato de calorias todos os dias. Não faça grandes sacrifícios, se num dia, por exemplo, você gastou mais calorias que o normal, você necessariamente ingerir mais calorias. Não morra de fome apenas para “acertar seu número”. Em suma : Coma um pouco mais nos dias em que você precisa; coma um pouco menos nos dias em que não precisa.
Sendo assim, a contagem de calorias deve ser utilizada como uma ferramenta útil para ajudar a estabelecer uma relação saudável com os alimentos. Por mais tempo que você decida monitorar, um ponto esquecido: você pode otimizar sua experiência tirando o máximo proveito dos prós, sem se envolver nos detalhes triviais dos contras.
Conte comigo para dar a você o suporte necessário! Entre em contato para fazer uma avaliação e saiba mais sobre os meus atendimentos no meu perfil no Instagram: @marcelaferraoendocrino.
Fonte: Como a contagem de calorias destrói seu metabolismo. Jason Fung, MD, 2021