ATIVIDADES FÍSICAS: A CHAVE PARA MANTER O PESO PERDIDO
11 de novembro de 2022QUER EMAGRECER? ENTENDER SOBRE ÍNDICE GLICÊMICO IRÁ TE AJUDAR
11 de novembro de 2022Você acorda cansado, ao longo do dia se sente indisposto, perde o foco com facilidade e se sente pouco produtivo? Saiba que a sua alimentação pode ser a culpada.
Quantas vezes você escutou a frase “Você é o que come”? Acredito que muitas. O que talvez você ainda não tenha percebido, é que essa expressão vai muito além da relação entre a alimentação e boa forma, mas também sobre como os alimentos que comemos influenciam profundamente em vários aspectos do nosso cotidiano.
Se é verdade que somos o que comemos, também podemos afirmar que trabalhamos como comemos. Ou seja, a dieta tem um impacto mais direto nos níveis de produtividade do que a maioria de nós imagina.
Neste artigo, eu falarei sobre a relação entre alimentação e produtividade, e como você pode melhorar o seu desempenho fazendo algumas alterações simples nos seus hábitos alimentares.
1. Má alimentação: a vilã da obesidade
2. O que é obesidade e como ela pode impactar a produtividade?
3. Alimentação e Produtividade no trabalho
4. Quais alimentos podem melhorar a produtividade?
5. É hora de começar!
Má Alimentação: a vilã da obesidade
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 20% dos brasileiros são obesos. Sabemos que a obesidade é uma condição complexa, com muitos fatores contribuintes. Mas existem dois vilões que podem ser considerados os principais responsáveis: o sedentarismo e, é claro, a alimentação.
O que é obesidade e como ela pode impactar a produtividade?
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo em excesso de gordura corporal no indivíduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do índice de massa corporal (IMC).
O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Para ser considerado obeso, o IMC deve estar acima de 30.
Há muito tempo desvinculamos o excesso de peso da questão meramente estética, e passamos a entender este estado de alteração do peso corporal como uma complexa alteração na saúde e desempenho do indivíduo.
Recentemente, um estudo realizado pela Universidade de Cambridge, concluiu que o baixo desempenho pode estar relacionada ao sobrepeso.
O experimento, conduzido pela Dra. Lucy Cheke, reuniu alguns participantes em seu laboratório para uma espécie de “caça ao tesouro”.
Os participantes navegaram em um ambiente virtual na tela do computador, deixando vários objetos ao longo do caminho. Eles responderam a uma série de perguntas para testar a memória da tarefa, como onde haviam escondido um objeto específico.
A grande surpresa, é que o estudo encontrou uma relação clara entre o Índice de Massa Corporal e a memória: quanto maior o IMC de um participante, pior o desempenho na tarefa Caça ao Tesouro.
Alimentação e Produtividade no Trabalho
Uma boa dieta deve conter nutrientes essenciais e nos fornecer bons níveis de energia.
Quando você não dá ao seu corpo o que ele precisa, os níveis de energia são comprometidos, afetando diretamente a sua produtividade ao longo do dia.
Há muitas maneiras pelas quais a qualidade da dieta pode afetar a produtividade, como:
➡ Fadiga
➡ Baixos níveis de energia
➡ Irritabilidade
➡ Incapacidade de pensar claramente
➡ Níveis mais altos de estresse e depressão.
Uma dieta composta por alimentos processados e rica em carboidratos, pode elevar os níveis de açúcar no sangue. Isso estimula a queda de energia e gera fadiga durante o dia.
Além disso, esse tipo de dieta pode causar o ganho de peso, o que não apenas contribui para a fadiga, mas também afeta a autoestima. Maus hábitos alimentares também podem levar à irritabilidade e afetar o seu humor, o que tornará o seu trabalho mais difícil.
Quais alimentos podem melhorar a produtividade?
O ideal é manter refeições bem equilibradas, compostas principalmente, por proteínas magras, carboidratos complexos que possuem baixo índice glicêmico e são alimentos ricos em nutrientes e fibra (arroz integral, batata-doce e quinoa), gorduras saudáveis(nozes, sementes, abacate) e vegetais (aqui vale a regra: quanto mais colorido melhor).
Essa combinação de proteínas, fibras e gorduras boas é uma ótima maneira de manter os níveis de energia e manter-se produtivo.
Quando for escolher os alimentos, considere essas 3 dicas:
– Descasque mais, desembrulhe menos.
– Menos industrializados, mais saúde.
– Quanto maior o prazo de validade de um produto, menor o prazo de validade da sua saúde.
A Low Carb é uma estratégia alimentar que eu sempre gosto de destacar, e que pode ser uma ótima aliada no combate ao sobrepeso, e também, no intuito de obter melhor desempenho.
Para saber mais a respeito, você pode conferir esse artigo Low Carb Como um Estilo de Vida.
É hora de começar!
Como você pôde comprovar neste artigo, a sua alimentação pode estar sabotando a sua produtividade muito mais do que você imaginava.
Adotar uma dieta com alimentos nutritivos, pode melhorar a sua saúde como um todo e, de quebra, aumentar a sua performance.
Identifique pontos que podem ser melhorados na sua alimentação – um profissional capacitado pode te auxiliar nesse processo!
Espero que esse artigo tenha sido útil para você! Para ter acesso a mais conteúdos como esse, siga-me no Instagram e acompanhe o meu blog!
Referências: