TER HORÁRIO FIXO PARA PRATICAR EXERCÍCIO FÍSICO ESTÁ ASSOCIADO À MANUTENÇÃO DE PESO A LONGO PRAZO! ENTENDA MAIS
11 de novembro de 2022QUAL O MELHOR HORÁRIO DO DIA PARA PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS
11 de novembro de 2022Você acha possível atingir a remissão do diabetes tipo 2 com dietas e perda de peso? Um estudo britânico provou que SIM, é possível! Continue nesse artigo e entenda mais.
Alguma vez você já ouviu falar em “pós-diabetes”? Se o termo não soa familiar, não se preocupe! Um estudo britânico trouxe essa definição após realizarem uma análise de pacientes que já haviam sido diagnosticados diabéticos e que, depois de um período, atingiram remissão do diabetes tipo 2 através de dietas e perda significativa de peso. Se você quer entender melhor sobre o assunto, continue lendo esse artigo para conferir.
>> O QUE VOCÊ VAI VER POR AQUI:
- INTRODUÇÃO
- O QUE EVIDENCIOU O PÓS-DIABETES?
- COMO GERENCIAR O DIABETES COM PEQUENAS MUDANÇAS?
- CONCLUSÃO
- FONTES
>> O QUE EVIDENCIOU O PÓS-DIABETES?
Ainda que pareça impossível, a ideia do “pós-diabetes” começou a ter voz nos últimos anos. Um estudo patrocinado pelo governo britânico acompanhou o progresso durante 2 a 5 meses de pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2 e que adotaram uma dieta hipocalórica, ou seja, com baixa caloria. No final desse período, além de apresentarem uma perda de peso considerável de 10kg a 15kg, em metade dos participantes a experiência mostrou-se eficaz ao ponto de conseguir retroceder a doença metabólica!
Embora muitos pacientes passaram a ter uma glicemia normal, um terço dos pacientes atingiram um estado semelhante em alguns aspectos ao do pré-diabetes, mas com o risco cardiovascular muito menor. Isto porque, após perderem muito peso, as pessoas com “pós-diabetes” apresentam menos gordura no fígado, menor pressão arterial e níveis mais baixos de colesterol que pacientes pré-diabéticos.
O mais interessante desse estudo é que o uso da palavra “remissão” parece ser bem adequado, porque significa uma ausência da doença no presente momento, mas que pode retornar caso o indivíduo recupere o peso perdido e o excesso de gordura corporal.
Assim fica evidente que a manutenção dos resultados conquistados é fundamental! E para isso, a minha dica de ouro é encarar as mudanças no estilo de vida e na alimentação como uma forma de viver uma vida mais saudável e se ver longe dos riscos graves que o diabetes pode causar.
Continue lendo o artigo para saber como fazer a manutenção do peso de forma prática.
>>COMO GERENCIAR O DIABETES COM PEQUENAS MUDANÇAS?
Depois de percebermos que a remissão do diabetes tipo 2 é possível através da perda de peso, é hora de começar a pensar em quais mudanças podem ser feitas a fim de chegar ao controle da doença.
- Inclua alimentos saudáveis na sua rotina: Trocas inteligentes podem melhorar os níveis de açúcar no sangue e diminuir os fatores de risco para doenças cardíacas.
- Defina metas realistas: Respeite seu tempo e inicie conduzindo uma mudança gradual. Isso auxilia para que você se sinta motivado durante o processo de emagrecimento e não desista no meio do caminho.
- Pratique atividade física: A Associação Americana de Diabetes diz que a prática regular de exercício físico pode reduzir a glicemia e melhorar os níveis de A1C (teste de hemoglobina glicada). E se você acha difícil conciliar a prática em meio a uma rotina corrida, saiba que apenas 30 minutos de exercício físico moderado, cinco dias por semana, são suficientes para alcançar ótimos resultados.
Vale lembrar que, ainda que as mudanças pareçam simples de serem iniciadas por conta, o acompanhamento de um profissional com experiência visando maior perda de peso mas focada, principalmente, na saúde e na manutenção a longo prazo é imprescindível. Conte comigo nessa trajetória, estou à disposição para dar total apoio e tirar dúvidas que possam surgir!
Fonte: Understanding the mechanisms of reversal of type 2 diabetes. Taylor. Lancet Diabetes Endocrinology 2019.