ESTÁ PASSANDO PELO EFEITO PLATÔ? ENTENDA COMO O EXERCÍCIO FÍSICO PODE SER SEU ALIADO
11 de novembro de 2022MULHERES REALMENTE TEM MAIS DIFICULDADE PARA PERDER PESO
11 de novembro de 2022- Você já percebeu que pessoas que seguem dietas e perderam peso recentemente, chegam em uma fase que os números na balança parecem estagnar? Isso é devido a eficiência energética, um processo natural do corpo. Nesse artigo você poderá entender tudo sobre esse conceito!
Quem recentemente passou por uma fase de perda considerável de peso e, atualmente, sente que estagnou mesmo mantendo os hábitos saudáveis, já deve ter se questionado o que está acontecendo. Esse é o seu caso? O conceito para isso é “eficiência energética” e pasmem: ela pode atrapalhar os seus esforços para manter o peso perdido. Continue lendo esse artigo e entenda mais!
>> O QUE VOCÊ VAI VER POR AQUI:
- INTRODUÇÃO
- O QUE É A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA?
- OS HORMÔNIOS NO PROCESSO DE PERDA DE PESO
- CONCLUSÃO
- FONTES
>>O QUE É A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA?
Você já reparou como pessoas que emagreceram tendem a ter mais facilidade de ganhar alguns quilos na balança depois de episódios de exagero na comida? A explicação para isso é que quando estamos no nosso peso máximo, sem preocupações com dietas, o corpo não necessita acumular todas as calorias que consumimos, pois existe uma reserva energética suficiente no organismo.
Entretanto, ao emagrecer, o gasto energético reduz e a eficiência energética aumenta para evitar que continuemos a perder peso. Sim, você entendeu certo! Nosso corpo não gosta de perder energia e quando nos submetemos a uma redução de calorias, ele se responsabiliza por fazer exatamente o contrário do que queremos: luta para manter o peso.
Nesses casos, é comum o músculo gastar menos energia para fazer exatamente o mesmo esforço, melhorando a eficiência. Por essa razão, qualquer excesso de energia consumido será armazenado e dificulta a constância da perda de peso.
>>OS HORMÔNIOS NO PROCESSO DE PERDA DE PESO
Ainda que dieta e atividade física sejam as duas coisas mais comuns a pensarmos quando surge o desejo de emagrecer, o processo depende de muitos outros fatores também, entre eles o bom funcionamento do nosso metabolismo, que é regulado por hormônios.
Eles são essenciais para que o organismo trabalhe corretamente e ocorra a perda de peso. Por isso, confira abaixo como alguns hormônios podem interferir no seu processo de emagrecimento.
- Cortisol
Tem como função ajudar o organismo a controlar o estresse físico, emocional ou ambiental, estimular os batimentos cardíacos e manter o nível de açúcar no sangue constante. Sua influência na perda de peso é que quando há um nível elevado de cortisol no organismo, a vontade por doces ou carboidratos refinados pode aumentar.
- Leptina
Esse é o hormônio da saciedade e é o principal sinalizador de estoque de gordura corporal. É ele quem avisa quando há bastante gordura armazenada e evitar que se coma além do necessário. É comum que pessoas acima do peso tenham resistência ao efeito deste hormônio e acabam comendo excessivamente.
- Testosterona
Atua na formação da massa muscular e na queima de gordura, sendo capaz de fornecer energia para uma melhora no desempenho dos treinos. Ainda que esse seja um hormônio masculino, também está presente em mulheres, mas em menor quantidade.
Depois de entendermos que o nosso organismo realmente possui mecanismos que dificultam o processo de emagrecimento, a Eficiência Energética, ficou claro que o acompanhamento de um profissional é fundamental quando o objetivo é redução de peso a longo prazo e melhora da composição corporal.
Entre em contato comigo para tirarmos suas dúvidas! Atualmente estou atendendo presencialmente e por teleconsulta e vou adorar ajudar. Aproveite também para me seguir no Instagram e acompanhar mais do meu trabalho @marcelaferraoendocrino
Fonte: Effects of experimental weight perturbation on muscle work efficiency in human subjects. Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol 2003